Apple cancela desenvolvimento dos seus óculos de Realidade Aumentada

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Por várias ocasiões lemos rumores de que a Apple estaria a desenvolver os seus óculos de Realidade Aumentada. Estes viriam complementar os Vision Pro, como uma alternativa mais económica.

No entanto, tudo indica que esse projeto não deu os resultados desejados. Segundo avança Mark Gurman, a tecnológica norte-americana acabou mesmo por cancelar o desenvolvimento desses óculos.

Problemas técnicos e falta de qualidade levam ao cancelamento dos óculos RA

Tal como refere o jornalista da Bloomberg, a Apple enfrentou vários problemas durante o desenvolvimento deste produto. Desafios esses que os seus engenheiros não conseguiram superar.

Apple Vision Pro

Um dos principais entraves foi o consumo de energia destes óculos de Realidade Aumentada. Eles deveriam conectar-se ao iPhone, porém, o esforço que isso significa para o smartphone da Apple inviabilizou a ideia.

Além disso, os engenheiros da Apple notaram que o desempenho proporcionado ficou aquém do desejado. Assim sendo, eles focaram a sua atenção para outra plataforma: o Mac.

Considerando que os Mac apresentam uma bateria maior e processadores mais poderosos, esta poderia ser a solução. Infelizmente para a empresa, essa alternativa acabou por também não se revelar viável.

As demonstrações feitas aos executivos da empresa continuaram a apresentar um desempenho abaixo do esperado. Além disso, as funcionalidades desejadas continuavam a mudar.

Perante estas vicissitudes, a Apple terá acabado mesmo por tomar a difícil decisão de abandonar este projeto. Uma decisão que, segundo Mark Gurman, foi tomada na semana passada.

Recordo que estes óculos de Realidade Aumentada deveriam servir como uma alternativa mais leve e barata aos Vision Pro. A sua aparência seria semelhante a outros óculos convencionais, porém, com ecrãs nas lentes que projetariam informações diretamente nos olhos dos utilizadores.

Apesar do cancelamento deste projeto, a Apple não desiste deste ramo. O seu compromisso com os Vision Pro é para continuar, por isso, é possível que no futuro sejam lançadas novas gerações deste gadget de Realidade Mista.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.