Apple atualiza software para resolver problema de radiação nos iPhone 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple já reagiu ao ultimato de França para com os smartphones iPhone 12 que, segundo apuraram as autoridades gaulesas, emitiam demasiada radiação SAR para serem considerados seguros. Como tal, a empresa de Cupertino já prometeu uma solução eficaz.

Para a gigante de Cupertino bastará lançar uma atualização do software iOS para, efetivamente, dar cumprimento às exigências do governo local. Resta saber, contudo, quando é que esta atualização chegará efetivamente, e se terá uma distribuição global.

Atualização do software iOS deve solucionar o problema dos iPhone 12

Apple iPhone 12
Os vários esquemas de cor para o iPhone 12 da Apple.

O "alerta" foi dado pela agência estatal francesa ANFR cujos testes evidenciaram valores acima dos padrões europeus para as emissões de ondas eletromagnéticas. Perante tal, a autoridade francesa ordenou à Apple que suspendesse as vendas desse modelo na nação gaulesa e resolvesse a situação o quanto antes.

Mais concretamente, a entidade deu à gigante de Cupertino um prazo apertado de duas semanas para solucionar os valores de radiações emitidas pelos iPhone 12. Caso contrário, os produtos teriam que ser removidos do mercado.

Entretanto, a Apple já veio a público reconhecer a ocorrência, prometendo também uma solução a chegar em breve, sob pena de enfrentar um recolher obrigatório dos telefones em França. A solução? Uma atualização de software já em desenvolvimento.

Solução para o problema das radiações emitidas pelo iPhone 12 da Apple

Apple iPhone 12
O modelo da Apple foi apresentado pela empresa em setembro de 2020.

Em todo o caso, a Apple discordou dos resultados obtidos e apresentados pela agência francesa em questão. Não obstante, concordou em disponibilizar uma atualização de software para o seu iOS, diminuindo os valores de radiação emitida.

Ao que tudo indica, esta atualização chegará no decurso das próximas semanas. Mais ainda, não sabemos exatamente quais são as mudanças a ser plasmadas no referido update geral de sistema para estes telemóveis da gigante de Cupertino.

Em todo o caso, é provável que o novo software venha ajustar como o hardware dos iPhone 12 lida e utiliza as ondas de rádio e demais espectro eletromagnético.

Agência Francesa vai testar o novo software da Apple

France ordered Apple to halt iPhone 12 sales due to excessive radiation levels that breached the EU laws about radiation exposure limits.Failure to comply would result in the recall of the phone already sold to the customers.Apple is expected to respond in two weeks. pic.twitter.com/QGuWRmHX9F

— Alvin (@sondesix) 15 de setembro de 2023

O regulador francês já fez saber que irá testar o novo software da Apple e apurar se, efetivamente, o mesmo tem impacto no desempenho dos iPhone 12 neste quesito. Só assim poderá a entidade garantir que os iPhone 12 não superam os valores legalmente permitidos pela União Europeia.

As preocupações com a radiação emitida pelos iPhone 12 também fizeram soar vários alarmes noutras nações como a Bélgica, Alemanha e Itália, países que já expressaram as suas preocupações.

iPhone 12 emite 5,74 watts por kg de radiação. O máximo na Europa é de 4 w/kg

this is wild — the french government is ordering apple to recall *every* iPhone 12 that has ever been sold in france 🤯france has strict laws for electromagnetic radiation, which the iPhone 12 has been breaking pic.twitter.com/H2elHhGGsT

— juan (@juanbuis) 12 de setembro de 2023

Em todo o caso, a Apple está a tirar o iPhone 12 das lojas de forma gradual e faseada. Este modelo foi lançado pela gigante de Cupertino em finais de 2020 e, em breve, deixará de ser possível adquirir esta geração de produtos.

Por fim, resta também saber se esta mesma atualização de software ficará disponível para os utilizadores de iPhone 12 noutros países e regiões face a uma mesma (legítima) preocupação.

🚨 BREAKING NEWS: France banned the iPhone 12!🚨The ANFR (French National Frequency Agency)’s tests found that the iPhone 12 emits 5.74 watts per kg of radiation (Anything above 4.0 is illegal)😳The French government has ordered Apple to fix the issue or recall these devices! pic.twitter.com/vQu8wjbFO6

— System Settings (@app_settings) 14 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.