Apple apresentou oficialmente a nova geração dos seus iPad Pro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 4 min.

O final de dia de hoje é dominado pelo evento anual da Apple para os seus desenvolvedores. A edição deste ano da WWDC trouxe-nos imensas novidades ao nível do software, mas também ao nível do hardware. E tal como todos os rumores vinham a apontar, eis que os novos iPad Pro de 12.9 polegadas e 10.5 polegadas foram apresentados.

O novo iPad Pro de 12.9 polegadas é nada mais nada menos do que uma atualização face ao modelo original do iPad Pro apresentado em 2015. As suas melhorias concentram-se essencialmente no seu interior, visto que o seu design pouco mudou face ao seu antecessor.

Vê também: Apple iMac Pro – novo computador da Apple apresentado

Já no caso do novo modelo de 10.5 polegadas, as coisas são bem diferentes. Este é o modelo que vem substituir o atual de 9.7 polegadas. Tal como esperado, este novo modelo sofreu uma redução de 40% nas margens do seu ecrã, mas aumentando a sua área útil de utilização em 20%. Desta forma, mesmo com um ecrã maior, este consegue manter-se um modelo elegante como o seu antecessor.

As novidades dos novos iPad Pro

Tal como já disse, as principais melhorias dos novos iPad Pro estão no seu interior. E podemos desde logo falar nos seus novos e melhorados ecrãs. Nas palavras da própria Apple, estes são "os ecrãs mais avançados do planeta". A qualidade de reprodução destes está melhorada, estando eles preparados para a reprodução de conteúdo em HDR.

Conseguem ainda oferecer um brilho mais aprimorado e são, ao mesmo tempo, muito menos refletivos. Estes novos ecrãs possuem ainda uma taxa de atualização da imagem que pode atingir os 120Hz. Ainda assim, estas taxas podem diminuir automaticamente sempre que assim se justifique.

Estas melhorias nos ecrãs dos novos iPad Pro repercutem-se ainda na sua interação com a Apple Pencil. Esta terá agora uma latência de apenas 20 milissegundos.

Aliado às novidades presentes no novo iOS 11, estes novos iPad Pro serão colocados à venda ainda com o iOS 10, porém listados para receber a atualização imediata para a nova versão do SO da Apple, tornando-os compatíveis com todas as suas novidades.

Especificações dos novos iPad Pro

Como não poderia deixar de ser, também o hardware interno foi atualizado. Com efeito, tanto o modelos de 12.9 polegadas, como o de 10.5 polegadas, serão suportados pelo novo processador Apple A10X Fusion. Este terá uma performance 30% superior quando comparado com a geração anterior. Já em termos gráficos, o mesmo possui 12 núcleos, o que lhe permite ser 40% superior face ao modelo anterior.

Novo iPad Pro conta com uma performance 30% superior face à geração anterior

Este novo processador é composto por seis núcleos de processamento, três deles em baixa frequência e os outros três em alta. Desta forma, o mesmo alternará entre cada configuração consoante as exigências requeridas pelas tarefas que estão a ser desempenhadas em determinado momento.

Se o espaço de armazenamento era um dos problemas que tinhas com os atuais iPad Pro, com estes novos modelos isso deixará de o ser. O modelo mais básico será comercializado com 64GB de memória interna, existindo ainda opções de 256GB ou 512GB.

Vê ainda: Apple apresenta macOS High Sierra na WWDC

Também as câmaras destes novos tablets forma melhoradas, sendo agora equiparadas às presentes no iPhone 7. Com efeito, temos uma câmara traseira de 12MP com uma abertura focal de f/1.7. Já na parte frontal, terás ao teu dispor uma câmara de 7MP com uma abertura focal de f/2.2.

Já quando falamos em autonomia, ambos os modelos prometem até 10 horas de utilização. Importa ainda referir que os novos teclados serão disponibilizados brevemente, vindo de fábrica com suporte para 30 linguagens diferentes.

Preços e disponibilidade dos novos iPad Pro

Por fim, mas não menos importante, temos de referir os preços de venda destes novos produtos. Assim sendo, para o modelo com ecrã de 10.5 polegadas os valores começarão nos 749€, ao passo que o modelo de 12.9 polegadas começará nos 919€.

Se estiveres interessado em algum destes modelos, podes, a partir de hoje, fazer a tua compra no site oficial da Apple. O tempo de espera até que o mesmo chegue a tua casa está, neste momento, em cerca de uma semana.

Mais uma vez a Apple apresenta-nos dois modelos de topo na gama em que se inserem e com uma qualidade de construção ímpar. Mesmo assim não posso deixar de considerar que os seus preços de comercialização são demasiado altos, principalmente para aquilo que podemos realizar com um gadget deste tipo.

Outros assuntos relevantes:

watchOS 4 foi apresentado com novas apps e mais potencial

Samsung Galaxy J7 (2017) é totalmente analisado em novo vídeo!

FIFA 18: Data de lançamento, trailer do jogo e capa do jogo divulgada

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.