Apple apresenta o iPad mini 6 (2021) repleto de cor, poder e 5G

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gigante de Cupertino desvendou o seu tablet mais compacto e poderoso até à data. Este é o Apple iPad mini (2021), a sexta geração deste produto pequeno, mas repleto de poder. Chega com 5G, porta USB-C, bem como quatro esquemas de cor.

O novo tablet com iPadOS conta com vários acessórios Smart Folio, compatível com a stylus Apple Pencil. Temos ainda um ecrã de 8,3 polegadas com resolução Liquid Retina, sem esquecer o Touch ID embutido no botão Power do novo iPad.

Chegou o novo tablet iPad mini de 6.ª geração

Apple iPad mini 6th
Os vários esquemas de cor para o novo Apple iPad mini.

Em primeiro lugar temos quatro esquemas de cor ao nosso dispor. Seja o azul-celeste ao rosa dourado, o dourado, bem como o cinza sideral, mais sóbrio. A Apple apelidou estes esquemas de cor de Purple, Pink, Sarlight, e Space Gray.

A construção mantém-se em alumínio proveniente de fontes sustentáveis. O melhor de tudo? A versatilidade! O seu ecrã tem 8,3 polegadas, sendo bastante compacto, agora com margens reduzidas para que os bezels não incomodem o utilizador.

Está mais poderoso e pode fazer traduções em tempo real

Apple iPad mini 6
O novo tablet está mais poderoso e pode fazer traduções em tempo real.

Segundo a Apple, este ecrã apresenta a menor refletividade do setor, facilitando o seu uso ao ar livre. No entanto, as dimensões físicas do produto mantêm-se inalteradas, tendo o utilizador mais espaço de ecrã e menos margens. O resultado? Um design clássico, com melhor aproveitamento da superfície.

Importa também destacar a presença do sensor Touch ID presente no botão Power, no topo do tablet com iPadOS. A Apple afirma que há um aumento de 40% no poder de processamento. O poder de processamento gráfico aumentou também, além do poder de processamento neural que duplica de poder.

As especificações do iPad mini 6 estão ainda melhores em 2021

Apple iPad mini
As principais caraterísticas e melhorias do novo iPad mini.

A câmara fotográfica do Apple iPad mini 6 tem 12 MP com abertura focal de f/1,8 na traseira do tablet. A Apple afirma que esta câmara está mais aprimorada, para imagens mais nítidas e opções de criação. Mais ainda, também grava vídeo em 4K.

A câmara fotográfica frontal também tem agora 12 MP para melhor qualidade nas selfies e nas videochamadas. É uma significativa melhoria para este tablet compacto, mas particularmente poderoso com bateria para um bom dia de utilização.

O ecrã do iPad mini 6 tem 8,3 polegadas True Retina

Apple iPad mini 6
Os destaques do ecrã do novo Apple iPad mini 6.

O preço do Apple iPad mini de 6.ª geração começa nos 499 dólares - de momento sem preços anunciados para Portugal. Está disponível a partir da próxima semana, nos Estados Unidos da América, com conetividade Wi-Fi e 5G.

Em síntese, este á o iPad mini mais poderoso alguma vez lançado pela Apple, apresentando-se como um iPad Air mais compacto e igualmente poderoso. Foi, por fim, o segundo produto a ser apresentado no seu evento de setembro "California Streaming".

Os preços para Portugal serão revelados muito em breve, com este artigo a ser atualizado logo que tal informação esteja disponível.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.