Samsung faz chegar a One UI 4 baseada no Android 12 da Google a estes 7 países

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Samsung abriu o seu programa de testes Beta para a interface One UI 4, inicialmente apenas para a gama de smartphones Samsung Galaxy S21. Primeiramente estará disponível em sete países / regiões, indicadas em seguida, baseada já no Android 12 da Google. A versão estável e final deste sistema operativo será disponibilizada no início de outubro pela Google.

O registo / inscrição no programa de testes é feito através da aplicação Samsung Members, com os passos necessários indicados na app. São, portanto, boas notícias para os utilizadores dos smartphones Samsung Galaxy S21, Galaxy S21+ e Galaxy S21 Ultra.

A One UI 4 traz o Android 12 para os smartphones Samsung

A Samsung lança agora, oficialmente, o bastante antecipado programa de testes para a One UI 4 beta. Os utilizadores com smartphones compatíveis já podem fazer a respetiva inscrição através da aplicação Samsung Members.

De momento, os smartphones compatíveis são os seguintes:

  • Samsung Galaxy S21
  • Samsung Galaxy S21+ (Plus)
  • Samsung Galaxy S21 Ultra

Tal como noticiado previamente pela 4gnews, as novidades chegam em primeiro lugar à gama mais alta da fabricante sul-coreana. Em seguida contamos com a sua disponibilidade para os novos dobráveis Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3.

A atualização (beta) chega em primeiro lugar aos Galaxy S21

Segundo a publicação oficial da samsung, a One UI 4 incorpora várias melhorias, além de se basear na próxima iteração do sistema operativo da Google, o Android 12. De acordo com a fabricante, o sistema está mais rápido, personalizável e tem um novo design.

Por outro lado, importa notar que a One UI 4 reveste todos os aspetos do sistema, incluindo o quesito gráfico. No entanto, a Samsung respeitará a nova filosofia de design, o Material You, renovando também as linhas da sua UI para abraçar este novo look.

O "Material You" da Google pauta o design da One UI 4

Os primeiros países / regiões contempladas são 7, tendo início na China, Índia, Alemanha, Polónia, Coreia do Sul, Reino Unido e os Estados Unidos da América. Importa ainda notar que as datas de disponibilidade variam consideravelmente consoante o mercado.

Sucintamente:

  1. China
  2. Índia
  3. Alemanha
  4. Polónia
  5. Coreia do Sul
  6. Reino Unidos
  7. Estados Unidos da América

Dito isto, temos já na Europa a disponibilidade deste programa de testes do Android 12, mas não em Portugal. Mesmo assim, a Samsung fez saber que este programa chegará a mais mercados e países ao longo dos próximos meses.

Portanto, caso tenham um dos smartphones referidos acima, podem verificar a aplicação Samsung Members e ficar atentos às novidades. Mesmo não tendo referido datas para Portugal, é provável que o programa beta também nos contemple.

A personalização é um dos destaques do Android 12 e da One UI 4

Segundo o material que já começa a chegar à Internet, a One UI 4 focar-se-á bastante na personalização. Entregará ao utilizador mais opções de definição dos temas, mais widgets e elementos interativos do sistema. Por exemplo, assim que chegar a atualização poderemos personalizar não só o ecrã inicial, como os ícones, notificações, papeis de parede e muitos outros elementos.

Há ainda a referência, pela Samsung, da possível utilização dos temas para todo o sistema a serem introduzidos pelo Android 12, com impacto global na aparência do sistema. De igual modo, a Samsung também alterou a aparência dos principais widgets de sistema para integrar o novo design Material You.

De qualquer modo teremos ainda mais novidades, não mencionadas aqui, a chegar com a versão final da One UI 4. Entretanto, o leaker Tron deu a conhecer o changelog oficial deste novo firmware cujo pacote pesa mais de 2,4 GB em tamanho.

É uma das maiores atualizações para smartphones Samsung

Caso pretendam obter ainda mais imagens da One UI 4 e respetivos menus e funções podem encontrar mais material no perfil de Twitter acima indicado.

A lista de mudanças é considerável, mostrando novidades na aparência de vários elementos da UI, bem como um novo foco na privacidade do utilizador. Teremos também novas ferramentas para produtividade e controlo do smartphone, além de melhorias nas apps existentes como a Samsung Health.

Em síntese, esta é uma das maiores atualizações a caminho dos smartphones Samsung e logo que esteja disponível também a queremos experimentar. Até lá, ficaremos atentos à expansão do programa de testes beta.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy M22 é oficial com ecrã a 90 Hz, câmaras de 48 MP e preço de amigo
  • GEARBEST: site de compras online está fora do ar, clientes falam em fraude
  • Xiaomi Smart Glasses são oficiais: óculos inteligentes dos teus sonhos
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.