Apple anuncia o iPad de 8.ª geração com ecrã de 10,2 polegadas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O iPad mais barato acaba de ficar melhor, mais poderoso e com novas funções! Foi pela mão de Tim Cook, CEO da Apple, que fomos introduzidos às novidades da linha da tablets da empresa. Agora, temos a oitava geração do iPad com preços competitivos.

Também apelidado de iPad 8, está apresentado o novo iPad que afirma ser duas vezes mais rápido que um Surface. Trata-se de uma atualização ao modelo de entrada com 10,2 polegadas, equipando-o com o processador A12, mais rápido e eficiente.

O novo iPad 8 afirma ser duas vezes mais rápido que o Surface

A sustentar esta premissa está o processador A12, também presente no iPad Air de 2019, bem como no iPad mini. O preço mantém-se nos 399 euros em Portugal, com descontos especiais para estudantes através do programa de educação.

Em grandes destaque temos o chip A12 que introduz o "Neural Engine" ou motor neural que traz as capacidades da Inteligência Artificial e aprendizagem da máquina ao novo iPad. Com efeito, é a primeira vez que um iPad de entrada tem tamanho poder.

Ainda de acordo com a Apple, o novo iPad 8 promete até o dobro do desempenho gráfico face à geração anterior. Por outras palavras, é até duas vezes mais rápido no processamento gráfico e será compatível com as capas/teclados oficiais existentes.

O iPad 8 chega com o iPadOS 14

Apple iPad 8 e Apple Pencil

Entre as novidades temos ainda o iPadOS 14, a mais recente versão do sistema operativo que chegará com o novo tablet. O novo software trará novas funções à Apple Pencil incluindo o aperfeiçoado reconhecimento de caligrafia, simulando a escrita à mão.

O novo Apple iPad 8 funcionará com a Apple Pencil de 1.ª geração, bem como os demais acessórios existentes, incluindo a capa/teclado da Logitech. A empresa quis reforçar o desempenho deste tablet e manter a sua grande versatilidade.

Por outro lado, continuamos sem uma porta USB do Tipo-C, mantendo-se a porta Lightning no novo produto. Note-se que nos demais produtos como os iPad Pro e iPad Air a fabricante já deu o salto para o padrão USB do Tipo-C.

Igualmente presente está o botão "Home" com o leitor de impressões digitais, o Touch ID. Algo que também já é uma visão rara nos novos produtos Apple.

Preços e disponibilidade do novo iPad 8

Apple iPad 8

O novo iPad 8 estará disponível em cinza (Space Grey), prateado (Silver) e dourado (Gold), com 32 GB ou 128 GB de armazenamento interno. Terá um modelo com conexão LTE, começando este por custar 459 dólares.

A versão base do novo iPad começa nos 399 euros para o mercado nacional. A versão de topo, com 128 GB custa 499 € em Portugal para os modelos com conetividade Wi-Fi. Na versão com ligação LTE (redes móveis) custa desde 539 €.

O produto está disponível a partir de hoje para encomenda através do site/loja oficial da Apple em Portugal, com as entregas a serem efetuadas a partir da próxima sexta-feira (18).

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.