USB-C obrigatório na Europa para smartphones e tablets até ao final de 2024

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A União Europeia oficializou a obrigatoriedade de disponibilização da porta USB do Tipo C para smartphones, tablets, câmaras fotográficas e outros dispositivos móveis. A legislação garantirá que, até ao final de 2024, este seja o novo padrão vigorante na Europa.

Em causa estão as novas diretivas europeias que, simultaneamente, podem abrir uma nova porta para a padronização do carregamento sem-fios, a carga wireless. Com efeito, o novo pacote legal também dedica bastante atenção a este método de carga.

Até ao final de 2024 o USB-C reinará na União Europeia

A versão final do novo enquadramento legal comunitário a ser aplicado na União está definida. Com efeito, até ao final de 2024 todos os smartphones a chegar ao mercado, na União Europeia, têm que oferecer esta porta USB-C ao consumidor.

Após vários esforços regulatórios e recomendações comunitárias nesse sentido, a União verte agora sob a forma de texto legal normativa a imposição de uniformização das portas de carregamento para dispositivos móveis.

Em causa estão os smartphones, tablets, câmaras fotográficas, bem como vários outros dispositivos móveis já presentes no nosso quotidiano. Para além disso, os computadores portáteis terão que providenciar também esta porta até à "primavera de 2026".

Smartphones, tablets, câmaras fotográficas e mais dispositivos, tudo com USB-C

O anúncio foi comunicado recentemente pelo Parlamento Europeu, colocando a ênfase na comodidade de utilização, na redução do impacto ambiental, bem como nos ganhos de velocidade de transferência de dados e carregamento dos dispositivos.

Paralelamente, na União, os consumidores também poderão optar ab initio, ou na hora da compra, se querem o seu dispositivo com ou sem carregador / adaptador USB-C incluído. Mais uma vez, a tónica foi colocada na escolha e defesa do consumidor europeu.

Em simultâneo, é feito um apelo à inovação e estímulo para o carregamento sem-fios (wireless) como alternativa ainda mais prática e com necessidade de menos cabos. O objetivo passa também por evitar o efeito de lock-in a tecnologias de carregamento proprietárias.

Em suma, até ao final de 2024 todas as fabricantes de dispositivos móveis, que queiram comercializar os seus produtos no mercado comunitário, terão que providenciar o padrão USB do Tipo C.

Por fim, resta-nos agora aguardar pelo decorrer do processo normativo europeu, com a certeza de este ser o cerne das alterações a vigorar em breve na Europa comunitária.

Editores 4gnews recomendam:

  • Elon Musk está mais uma vez pronto a comprar a rede social Twitter
  • NOS destaca-se da MEO e Vodafone com esta oferta até ao final do ano
  • LONGER RAY5 10W: mesa de corte e gravação a laser simples de usar [Promoção]
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.