Apple adia lançamento do seu carro elétrico para 2028

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O projeto destinado ao desenvolvimento do primeiro carro elétrico da Apple chama-se Titan e foi criado já em 2015. Desde essa altura, a equipa tem enfrentado vários desafios e agora chega a notícia de que o lançamento do veículo terá sido adiado para 2028.

A informação está a ser avançada pela agência de notícias Bloomberg que afirma também que a ideia de um veículo totalmente autónomo, sem volante, terá já caído por terra, por ser demasiado ambicioso.

Veículo elétrico da Apple terá recursos de autonomia limitada

imagem de um painel de um carro
As tentaivas da Apple para desenvolver uma condução completamente autónoma não foram ainda bem-sucedidas Crédito@MikesPhotography/PIxabay

Após estar a trabalhar quase uma década em tecnologia de condução autónoma, a Apple concluiu que este é um sonho ambicioso que não é possível concretizar neste momento. Por essa razão, o primeiro veículo elétrico da marca terá recursos de autonomia limitados.

De acordo com as informações divulgadas, estes recursos vão ser semelhantes aos que já estão integrados nos veículos da Tesla. Mais especificamente, vão aproximar-se do sistema Tesla Autopilot que consegue ter autonomia em autoestradas, mas que implica a constante atenção do condutor e que este esteja preparado para intervir imediatamente.

Diz a Bloomberg que o projeto Titan ambicionava um sistema de condução de nível 4, mas que será limitado ao nível 2, tal como acontece com a Tesla.

Mas todos os interessados não devem perder totalmente a esperança num veículo elétrico autónomo desenvolvido pela Apple.

De acordo com a mesma fonte, é possível que a empresa de Tim Cook vá disponibilizando atualizações de software que acompanhem o contexto legislativo sobre esta questão e que aproxime mais a Apple e os condutores do seu sonho de condução autónoma.

Tim Cook foi pressionado para apresentar resultados

A agência Bloomberg faz ainda outra revelação. Afirma que o CEO da Apple, Tim Cook, no ano passado terá sido pressionado para apresentar resultados no projeto Titan.

O conselho de administração terá sugerido a Cook que ou havia resultados deste projeto duradouro ou então o trabalho teria de ser totalmente interrompido.

Pelas notícias que chegam agora a público, Tim Cook terá convencido os acionistas a manter o projeto Titan, mas com as expetativas e planos a serem alterados.

O novo conceito de autonomia limitada deve dar avanço ao trabalho já desenvolvido por este projeto e, em breve, os acionistas podem conhecer os resultados.

No entanto, a Bloomberg chama a atenção para o facto de vários funcionários da Apple criticarem os novos planos, argumentando que este veículo pode não se distinguir do que já existe no mercado.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt