Apple A16: chip dos iPhone 14 Pro é 28% melhor em jogos segundo a AnTuTu

Rui Bacelar
Comentar

O mais recente e avançado processador presente nos smartphones iOS é o Apple A16 Bionic, com litografia de 4 nm. É o chipset presente nos modelos mais caros, os Apple iPhone 14 Pro, com melhorias significativas face ao A15 Bionic presente nos iPhone 14.

A propósito, temos agora os resultados dos testes sintéticos efetuados na plataforma AnTuTu. O veredito? O novo A16 Bionic é até 28% melhor em cenários gráficos como jogos face ao modelo prévio. São bons valores, sobretudo para quem gosta de jogar no smartphone, com os modelos Pro a entregarem, efetivamente, melhor prestação gráfica.

AnTuTu prova a superioridade gráfica dos Apple iPhone 14 Pro

Apple A16 Bionic
Testes de AnTuTu alusivos ao iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

Em primeiro lugar temos o modelo iPhone 14 Pro com um total de 978,147 pontos na AnTuTu. Por sua vez, o iPhone 14 Pro Max obteve um total de 972,936 pontos na mesma plataforma de benchmarks. Trata-se, assim, de uma melhoria de 19% face aos valores obtidos pela geração iPhone 13.

Ademais, note-se que os novos iPhone 14 e iPhone 14 Plus usam exatamente o mesmo chipset que os iPhone 13, pelo que esta diferença é ainda mais significativa. Além disso, recordamos que todos os quatro modelos de iPhone 14 têm agora 6 GB de memória RAM, o que também ajuda a melhorar os resultados de benchmark.

Porém, é no departamento gráfico que vemos as maiores melhorias do processador Apple A16 Bionic face ao A15 Bionic do ano passado. Para tal, testando as capacidades da GPU ou gráfica incorporada neste SoC, temos melhorias de até 28% no campo da imagem e processamento gráfico.

Os resultados da plataforma AnTuTu foram divulgados pela própria através da rede social chinesa Weibo.

Maior melhoria reside no processamento gráfico dos novos Apple iPhone 14 Pro

Apple iPhone 14 Pro

A comparação lado a lado dos modelos da geração atual e geração prévia foi publicada também pelos colegas da GeekBund. Assim, podemos atestar a superioridade dos novos modelos em cerca de 17% no poder do CPU. No entanto, é no salto de poder de processamento gráfico que temos as maiores diferenças, chegando aos 28%.

Em boa verdade, as melhorias na capacidade de processamento gráfico são as melhores dos últimos anos. É, aliás, uma total surpresa o facto e a Apple não o ter mencionado durante a apresentação, face à significância deste valor.

Isto significa, para o leitor e possível consumidor, que os novos iPhone 14 Pro são efetivamente melhores no processamento gráfico. Ou seja, se jogam no smartphone, estes serão os modelos a comprar, para além de se manterem, em perspetiva, mais rápidos a longo prazo.

Em suma, há efetivamente melhorias palpáveis com os novos processadores A16 Bionic e, existem sim, vantagens palpáveis nos modelos mais caros, os Apple iPhone 14 Pro.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com