iOS-9-92

Uma das maiores criticas que se fazem ao iPhone é o quão fechado pode ser o iOS. Tudo o que entra neste sistema operativo tem de passar pelo crivo da Apple, não te permitindo colocar qualquer coisa dentro do teu iPhone. Apesar de tal, é desta forma que a Apple consegue possuir um ecossistema tão bem optimizado.

Mas esta “repressão” começa aos poucos a ser aliviada, até porque já é possível modificar o wallpaper, uma simples coisa que durante bastante tempo não foi possível. O próximo passo no sentido da liberdade será a possibilidade de os utilizadores poderem remover as aplicações nativas, que não utilizam, do iOS.

   

Esta novidade foi avançada pelo próprio Tim Cook no decorrer de uma entrevista com o BuzzFeed News. O CEO da Apple referiu que a empresa tem vindo a estudar formas de possibilitar aos utilizadores este tipo de libertação de memória, que pela mais pequena que seja pode vir a fazer a diferença nos equipamentos com 16GB de armazenamento.

Claro que um passo destes tem de ser bem estudado e nem todas as aplicações nativas poderão vir a ser contempladas. A Apple tem de continuar a garantir a estabilidade do seu sistema operativo e como tal terá de avaliar bem o impacto da ausência de todas as suas aplicações.

De qualquer das formas esta é uma boa noticia, principalmente para os que possuírem equipamentos com uma memória interna mais reduzida. Quanto a datas para a inclusão desta nova funcionalidade, ainda nada foi referido portanto não te admires se esta funcionalidade ainda demorar algum tempo a chegar ao teu iPhone.

Talvez queiras ver:

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.