Aplicação do Calendário Google está a ser usada para recolher informações pessoais

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação do Calendário Google possui uma falha de segurança que está a ser usada para recolher informações pessoais dos utilizadores. Tal como adianta a Wired, os meliantes utilizam esta falha para recolher os teus dados bancários ou mesmo o teu número de segurança social.

Este é mais um esquema de phishing que utiliza uma das mais populares aplicações da Google. Como em todos os esquemas do género, a ideia é tentar levar os utilizadores a fornecer informações de cariz pessoal.

Lembretes do Calendário Google são a porta para um novo esquema de phishing

Em causa está uma opção que irá adicionar ao teu Calendário convites aos quais não tenhas respondido. Pouco tempo antes de esse evento ter lugar, a aplicação envia uma notificação ao utilizador a relembrar esse evento.

Em alguns casos, os meliantes adicionam eventos ao nosso Calendário que geram notificações para uma alegada transferência bancária pendente. Desse modo, é solicitada a introdução dos dados de acesso à nossa conta.

Noutros casos, os utilizadores estão a ser notificados de que ganharam um prémio. Por forma a poder reclamá-lo, é pedida a introdução do número da segurança social do visado, num formulário.

Notificações falsas aparecem até que o utilizador atenda à mesma

Persistência é uma das palavras que podemos usar para descrever este esquema. Isto porque os hackers enviam constantemente este tipo de notificações até que os utilizadores respondam.

Como me precaver de cair num destes esquemas?

Em primeiro lugar, nunca deves inserir qualquer dado do género em plataformas que não sejam oficialmente disponibilizadas pelo teu banco ou pelo governo. Em todas as plataformas oficiais, vigora a certificação de segurança HTTPS. Assim sendo, sempre que te depares com uma plataforma que não tenha esta certificação, nunca reveles qualquer dado pessoal.

Podes ainda dirigir-te ao Calendário Google, através do teu browser, para desativar este tipo de notificações. Eis os passos a seguir para o fazer:

  • Abrir o Calendário Google no teu browser
  • Clicar no ícone das Definições presente no topo do ecrã
  • Escolher "Definições do evento"
  • Na opção "Adicionar automaticamente convites" escolher "Não, mostrar apenas os convites aos quais eu respondi"
  • Nas opções de visualização retirar o visto de "Mostrar eventos recusados"

Feitos estes passos, garantes que não será adicionado ao teu calendário qualquer tipo de evento sem a tua autorização. Assim, evitas qualquer tentativa de recolha ilegal dos teus dados.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.