Apenas o iPhone 15 Ultra e 16 Ultra vão ter direito a este componente há muito desejado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

São muitos os rumores a circular no mundo Web sobre as próximas iterações do iPhone e o mais recente acaba por surpreender os adeptos de fotografia.

Ao que tudo indica, apenas o iPhone 15 Ultra e o 16 Ultra vão estar equipados com o sensor periscópio, um atributo há muito esperado pelos utilizadores iOS.

Sensor periscópio será um exclusivo do iPhone 15 Ultra e 16 Ultra

iPhone 14 Pro Max
O sensor periscópio pode ser apenas integrado nos modelos Ultra do iPhone 15 e iPhone 16 Crédito@Apple

A Apple sempre alimentou os rumores a circular no mundo Web, sobretudo quando se trata das iterações do iPhone. E os mais recente rumores estão a surpreender todos os adeptos de fotografia.

Parece que apenas o iPhone 15 Ultra e o 16 Ultra é que vão chegar equipados ao mercado com um sensor periscópio. A informação chega através do analista Ming-Chi Kuo que garante que este atributo será um exclusivo deste modelo nas duas gerações referidas.

Já se esperava que o iPhone 15 Ultra fosse o único a integrar o tão desejado sensor, mas a maior parte dos utilizadores esperava também que a série iPhone 16 tivesse mais modelos com um sensor que fornece um zoom ótico mais poderoso. Pelo menos que o iPhone 16 Pro exibisse igualmente este atributo.

Há muito que os utilizadores iOS adeptos de fotografia desejam que a Apple integre esta especificação na sua série de smartphones. Tudo porque o sensor periscópio permite ajustar um zoom mais longo num espaço mais pequeno, fornecendo um zoom bastante maior sem corte digital.

Por outro lado, esta é uma característica que, atualmente, no universo Android já é bastante comum, sobretudo nos smartphones do segmento premium. As principais rivais asiáticas da Apple, como a Samsung e a Xiaomi, já equiparam os seus topos de gama com sensores periscópio que fornecem zoom ótico de 10x e 3,2x, respetivamente.

Samsung não vai fornecer sensores periscópios à Apple

Ming-Chi Kuo vai ainda mais longe nas informações e afirma que a Apple quer recorrer a fornecedores alternativos para o seu sensor periscópio. Muito possivelmente, a empresa de Cupertino vai optar pela Largan e pela Genius, ao invés de estabelecer um acordo com a Samsung para o fornecimento deste componente.

Infelizmente, o conhecido analista não dá explicações sobre a razão da Apple para optar por esta estratégia de exclusividade nas duas gerações do iPhone. Mas ao longo dos próximos meses poderemos ver no mundo Web a razão de tal escolha.

De acordo com rumores anteriores, esta não será a única característica exclusiva do iPhone 15 Ultra. Algumas fontes avançaram já que este modelo terá também direito a uma entrada USB Tipo-C com velocidades de transferência mais rápidas do que os restantes modelos da série.

De resto, é também expetável que apenas o iPhone 15 Ultra e 15 Pro cheguem ao mercado equipados com o novo processador A17 Bionic que será já baseado no novo processo de 3 nm da TSMC.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt