AnTuTu tem nova função útil para a bateria dos smartphones [Dica]

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A AnTuTu é a plataforma nobre para comparar o desempenho dos mais variados smartphones Android e iOS no mercado, proporcionando um leque de testes sintéticos cuja pontuação tem sido o fio de prumo neste setor mobile.

Agora, a plataforma de testes introduziu um novo leque de funções para apurar o desempenho, capacidade, velocidade (potência) de carregamento, bem como a temperatura e outros indicadores da bateria. É, aliás, toda uma nova secção dedicada a este componente.

Usa a AnTuTu para descobrir tudo sobre a bateria do smartphone Android e iOS

AnTuTu
Aspeto da seção dedicada aos níveis e teste de bateria na aplicação AnTuTu.

A nova secção visa dar mais visibilidade à componente de carregamento rápido, uma das áreas que mais têm sido desenvolvidas pelas variadas fabricantes. Assim, reflete também a importância crescente dada à velocidade e potência de carga da bateria.

Fá-lo através de um leque rápido de testes, com várias componentes, apresentados de forma simples e sucinta com as explicações necessárias a acompanhar. Estas novas opções estão já disponíveis nas mais recentes versões da app para Android e iOS.

Mais concretamente, a partir da versão AnTuTu V9.2.7 basta abrir a aplicação para encontrar o novo separador com os testes dedicados à bateria na segunda coluna. Aí, ao clicar na nova secção podemos dar início ao teste da bateria.

Vê o desgaste da bateria e outros indicadores úteis através da app AnTuTu

AnTuTu
Algumas das informações sobre a bateria apresentadas pela aplicação AnTuTu.

Para que o teste à bateria na plataforma AnTuTu apresente resultados fiáveis é importante que o teste não seja iniciado com menos de 30% de carga restante na bateria. Isto é, deve ter pelo menos 30% de energia antes de fazer o teste.

Em segundo lugar é recomendado utilizar o material original fornecido com o smartphone para que os resultados sejam mais fidedignos. Ou seja, utilizar não só o carregador / adaptador USB fornecido com o telefone, mas também o seu próprio cabo USB.

Por fim, a plataforma aconselha a que o utilizador ative a monitorização da temperatura da bateria para que esta métrica possa ser acompanhada em tempo real durante o teste. Posteriormente, tal pode ser desativado através da aplicação.

Antes disso, é também aconselhável encerrar todas as grandes aplicações, ou apps exigentes antes de dar início ao teste de desempenho da bateria para minimizar as variáveis e fatores que possam interferir nas medições.

Por fim, podem aguardar que a nova versão da AnTuTu seja disponibilizada através da Google Play Store e App Store. Alternativamente, podem fazer o download do ficheiro APK para Android, e dar já início aos testes.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.