Xiaomi: novo dobrável pode acabar com domínio do Samsung Galaxy Z Flip3

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

De acordo com os rumores a circularem no mundo Web, a Xiaomi está a "artilhar" o seu dobrável com especificações de topo e a tecnologia mais recente.

Ao que tudo indica, a Xiaomi está a apostar num terminal poderoso e com um preço mais apelativo que pode acabar com o domínio do Samsung Galaxy Z Flip3 no segmento de dobráveis.

Dobrável Xiaomi pode ter aos comandos o Snapdragon 8 Gen 1

É já muita a expetativa em volta do novo dobrável da Xiaomi e há razões para isso. Todos os rumores a circularem sobre este terminal dão conta de que a marca chinesa vai ser bastante generosa nas especificações conferidas ao equipamento.

Agora foi revelado que o dobrável Xiaomi pode ter aos comandos o mais recente processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1.

A informação chega através do leaker Digital Chat Station que adianta mais algumas especificações que podemos esperar ver no equipamento.

Assim, o dobrável Xiaomi pode também contar com um ecrã com uma taxa de atualização de 120 Hz e suporte para carregamento rápido de 120 watts, à semelhança do que já acontece com o modelo Xiaomi 12 Pro. E se a Xiaomi optar por incluir também todas as tecnologias presentes no ecrã do seu mais recente topo de gama, o dobrável terá argumentos difíceis de bater.

Outros rumores avançam que o modelo pode estar equipado com uma câmara principal de 50 megapixéis com uma abertura de f/1.5. A confirmar-se esta é mais uma especificação que pode diferenciar o dobrável da Xiaomi, no segmento em que estará inserido.

Dobrável Xiaomi versus Samsung Galaxy Z Flip 3

Fazemos agora aqui um pequeno frente a frente entre as possíveis especificações do dobrável da Xiaomi e o Samsung Galaxy Z Flip 3 para percebermos de que forma a marca chinesa pretende acabar com o domínio da Samsung no segmento dos dobráveis.

Então comecemos pelos processadores. Aparentemente o dobrável Xiaomi vai contar com o Snapdragon 8 Gen 1 enquanto que o Galaxy Z Flip 3 está equipado com o Snapdragon 888. Argumentos fortes para os dois. No ecrã, ambos os terminais contam com uma taxa de atualização de 120 Hz.

Neste ponto, a Xiaomi poderá diferenciar-se se optar por equipar o dobrável com todas ou pelo menos alguma das tecnologias, presentes na sua série topo de gama Xiaomi 12. Os analistas são unânimes ao afirmar que a série integra o melhor ecrã de sempre da marca.

Já no que respeita ao suporte para carregamento rápido, a confirmar-se a informação de que o dobrável Xiaomi terá suporte para 120 watts, a marca chinesa é a vencedora desta ronda, uma vez que o Galaxy Z Flip 3 fica-se pelos 10 watts.

Uma coisa é certa, estes dois equipamentos no mercado prometem animar bastante o segmento de smartphones dobráveis que, desde há algum tempo, tem vindo a registar uma tendência de crescimento. E se a Apple decidir que vai lançar um smartphone dobrável, então sem dúvida que o mercado vai sofrer uma revolução.

Data de lançamento e preço do dobrável da Xiaomi

Circulam também já rumores sobre a possível data de lançamento e preço com que o dobrável Xiaomi pode chegar ao mercado. Mas devemos ver estas informações com cautela, uma vez que existem ainda poucos dados que possam levar a uma confirmação oficial em breve.

Mas, segundo os último rumores, a Xiaomi pode apresentar o dobrável no final de março, logo depois da chegada da primavera. E agora falemos sobre o ponto crucial que pode ditar o sucesso (ou não) do terminal: o seu preço.

Todas as informações apontam para que o dobrável chegue com o preço "normal" de qualquer smartphone de topo da Xiaomi. Alguns rumores chegam mesmo a especificar que o dobrável Xiaomi pode ser lançado por um preço inferior a 1000 dólares, ou seja, pode custar menos de 880 euros. Mais uma vez, salientamos que ainda é muito cedo para este tipo de previsões, mas a confirmar-se este é um custo que será, sem dúvida alguma, competitivo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi vai lançar a MIUI 13 para estes 2 populares smartphones
  • Samsung anuncia o chip Exynos 2200 com gráficos AMD para os Galaxy S22
  • Xiaomi 12 Pro com duas novas tecnologias exclusivas
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt