Obi WorldphoneJohn Scully, um antigo CEO da Apple que esteve à frente dos desígnios da marca entre 1983 e 1993, um dos períodos mais problemáticos da actual gigante, é agora um dos co-fundadores da nova marca de dispositivos móveis, a Obi Worldphone.

Um mercado saturado, um mercado competitivo, sem dó nem piedade, desde o marketing agressivo aos litígios com patentes, estes são apenas alguns traços característicos do mercado dos smartphones. No entanto há aqui um enorme potencial de lucro e este facto não passa despercebido a ninguém mas será que esta Obi Worldphone conseguirá uma fatia destes lucros?

   
Nascida em São Francisco, USA, a Obi Worldphone lançou-se nestas águas agitadas com dois produtos muito cativantes. Basta referir o preço dos seus equipamentos, temos 2 smartphones, o Obi Worldphone SF1 (San Francisco 1) que custará 199$. Por esse preço teremos um produto com uma construção unibloco, com uns realces em metal e umas laterais curvadas, tudo isto envolvido com um painel de Gorilla Glass 4.0 e um revestimento anti-impressões digitais.

obitnObi WorldphoneEm termos de especificações técnicas o Obi Worldphone SF1 consegue surpreender com um ecrã de 5 polegadas IPS LCD, resolução 1080p Full HD o que resulta numa densidade de pixels de 443 ppi, um processador com oito núcleos de processamento, portanto um octa-core da Qualcomm, o Snapdragon 615 com 2 GB de memória RAM (LP-DDR3 RAM) na versão de 16 GB de memória interna e 3 GB de memória RAM na versão de 32 GB de memória interna, além da possibilidade de expansão de memória interna com um cartão microSD.

Na sua traseira temos uma câmara de 13 MP, um sensor Sony Exmor IMX214, uma câmara frontal de 5MP, conectividade Dual-SIM, conectividade LTE, sistema operativo Android 5.0.2 Lollipop, Quick Charge 1.0 e uma generosa bateria de 3000 mAh. Tudo isto numa “embalagem” com 8 mm de espessura, 146mm de altura e 74 mm de largura.

O segundo equipamento da Obi Worldphone é o SJ1.5, um equipamento mais económico mas, mesmo assim, com algumas especificações bem interessantes. O seu design também não desilude e a qualidade de construção parece bem executada. Com um preço de 119$ estamos no reino dos gama baixa, mesmo assim temos um ecrã de 5 polegadas com resolução 720p HD, protegido pelo Gorilla Glass 3.

Em termos de especificações técnicas temos aqui uns números mais modestos, um processador da MediaTek, o MT6580, um SoC quad-core a 1.3 GHz, 1 GB de memória RAM, 16 GB de memória interna expansível via microSD, conectividade Dual-SIM, uma generosa bateria de 3000 mAh, câmara traseira de 8 MP, sensor OmniVision OV8865 com abertura focal f/2.2 e uma câmara frontal de 5.5 MP.Obi Worldphone SF1

 

Estes novos equipamentos da Obi Worldphone apostam numa boa qualidade de construção, design cativante e umas especificações adequadas ao seu escalão de preços. Chegarão principalmente aos mercados emergentes como os países asiáticos e africanos, será improvável, pelo menos para já, ver estes equipamentos no mercado europeu.

Ainda ontem ficamos a conhecer a Wileyfox, uma nova marca com uma filosofia muito semelhante à da OnePlus e que também pretende conquistar uma fatia de mercado para si. Temos assistido a um aumento considerável destas marcas start-up.

Talvez queiras ver:

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).