Android TV muda de cara em atualização: conhece o novo design

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Android TV é amplamente utilizado em dispositivos como a Xiaomi Mi Box ou a Nvidia Shield, mas também em Smart TVs de marcas como a Sony ou a Xiaomi. Com a chegada do mais recente Chromecast ao mercado, foram abertas as portas para o “Google TV”.

Este é o nome do sistema operativo presente no novo Chromecast, mas esse aspeto prepara-se para chegar aos equipamentos com Android TV. Depois de anunciar a mudança de “cara” no início deste mês, a Google já terá começado a fazer chegar a atualização necessária a alguns dos equipamentos.

O novo design do Android TV
O novo design do Android TV

O Android TV como o conhecemos muda assim de aspeto, para dar lugar a um design muito mais parecido ao Google TV. Uma das grandes mudanças é o desaparecimento da barra lateral.

O novo design do Android TV
O novo design do Android TV

O novo design apresenta a "pesquisa", o “home”, "descoberta" e pesquisa por "apps" na parte do superior esquerda. Já do lado superior direito temos a hora, mas também o ícone que dá acesso às definições.

Abaixo, e em grande destaque, estarão as tuas aplicações favoritas. E a julgar pela imagem divulgada pelo Android Police, terás direito a pelo menos 8 aplicações à vista antes de teres de deslizar.

Uma das grandes novidades desta atualização é o menu “Discover” (Descoberta). Este pretende, segundo a Google, oferecer “recomendações personalizadas baseadas no que já viste e te pode interessar, mas também no que gera mais pesquisa no Google”.

O design do Google TV
O design do Google TV

Esta atualização chega, segundo a fonte, com o Android TV Core Services 3.0.4 e o Home 3.0. A Google anunciou que a atualização chegaria primeiro a França, Alemanha, Canadá, Austrália e Estados Unidos. Por isso, teremos de aguardar mais algum tempo até que chegue aos nossos equipamentos com Android TV em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.