Android TV e Google TV terão mudança drástica, eis as novidades

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As plataformas Android TV e Google TV estão em vias de receber uma alteração bastante significativa ao funcionamento tal como o conhecemos. Para o utilizador o impacto será suave no imediato, mas deverá melhorar consideravelmente a experiência de uso.

Para os programadores, contudo, as mudanças serão significativas com um novo tipo de ficheiros de instalação a chegar a ambas as plataformas da Google. Em causa estão os denominados Pacotes de Aplicações, um formato que sucederá aos tradicionais APK's.

Pacotes de Aplicações são a nova solução da Google

Android TV e Google TV

A Google visa com esta alteração simplificar o processo de instalação de novas aplicações nas Smart TVs ou televisões inteligentes e, para tal, uma das mudanças será na forma como os programadores "empacotam" as suas apps. Isto é, o modo de compactação dos ficheiros de instalação das respetivas aplicações propriamente ditas.

De acordo com a própria Google, o novo formato de ficheiro para aplicações será mais eficiente, com os respetivos ficheiros a ocupar menos espaço do armazenamento interno.

Ora, tal facto é muito bem-vindo face à escassez de recursos que a maioria dos reprodutores de vídeo, televisões inteligentes como Smart TV's têm apresentado.

Formato permitirá poupar até 20% do espaço em armazenamento interno

Android TV e Google TV

Por outras palavras, os novos pacotes de aplicações ocuparão menos espaço que os APK's que continuarão a ser utilizados nas aplicações para smartphones Android, tablets e outros dispositivos com mais recursos.

Em suma, a medida, visa aliviar a carga que este tipo de ficheiros para instalação de novas apps tem nos equipamentos com recursos mais limitados.

Segundo a própria Google, o novo formato de pacotes de aplicações permite uma economia de cerca de 20%, em média, na utilização de armazenamento interno. Isto quando comparado com o formato APK que continuará a ser usado noutras plataformas.

Para além disso, o utilizador final podem arquivar pacotes de aplicações. Isto é ideal para os casos em que não queiram usar uma app durante algum tempo, mas também não desejam remover a mesma da Smart TV ou outra plataforma similar.

Mudança agilizará as plataformas Android TV e Google TV

Get your Google TV and Android TV app ready for Android App Bundles! 📺App Bundles are smaller, faster, and make users less likely to uninstall your app. Learn how to migrate to an App Bundle, what’s new for TV, and more by May 2023 ↓ https://t.co/kuNats88tl

— Android Developers (@AndroidDev) 21 de novembro de 2022

Importa frisar que os pacotes de aplicações, ou app bundles, passarão a ser obrigatórios para as plataformas Android TV e Google TV até, ou melhor, a partir de maio de 2023.

A imposição será imposta gradualmente, mas obrigará os programadores a alterar as suas aplicações. Caso não o façam, as suas apps ficarão ocultas nas interfaces das Smart TV e plataformas similares.

Mais ainda, os novos pacotes de aplicações já são compatíveis com o Android 5.0 (API de nível 21). Aliás, de acordo com a Google, a alteração será simples e não apresentará entraves.

Por fim, podem encontrar mais detalhes, úteis para programadores, no blog oficial AndroidDevelopers, da Google.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.