Android. Smartphone com 12GB de RAM... Precisamos mesmo?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Ontem falámos que o primeiro smartphone Android com 12GB de RAM foi revelado pela Lenovo. Aliás, o primeiro dispositivo com tamanho número de RAM. A Apple está longe de nos dar tantas especificações nos seus iPhones.

O novo smartphone da Lenovo, Z5 Pro GT, é o primeiro com o processador Qualcomm Snapdragon 855 e o primeiro a oferecer 12GB de memória RAM. Ou seja, é neste momento o equipamento mais potente do mercado. Ou pelo menos, assim que bater nas prateleiras.

Vê ainda: OnePlus 6T McLaren Edition esgota em 60 segundos!

Contudo, não me parece que venha a ser fácil comprar o novo Z5 Pro GT em Portugal. Ainda que a Lenovo tenha uma presença forte nos computadores, continua longe de ser a mais relevante nos smartphones. Principalmente no nosso país.

O primeiro smartphone Android com 12GB de RAM é da Lenovo

Ainda assim, não será impossível de o comprar. O smartphone Android com 12GB de RAM deverá estar à venda nos típicos websites oriundos da China.

Lenovo Z5 Pro GT 12GB de RAM smartphone android

Mas a questão que me faço é se vale mesmo a pena os 12GB de memória RAM num smartphone. Será que precisamos de tanta RAM num smartphone Android?

A resposta simples é, "Claro que não!". Neste momento não precisamos de tanta RAM num terminal. Longe disso. Há computadores com menos que aquele smartphone e com mais potência. A RAM não significa potência. Contudo, dá mais liberdade à fabricante de não se dedicar tanto a otimizar o sistema operativo para ser mais fluido.

Mesmo assim, não acredito que a Lenovo se dê à preguiça de lançar um smartphone com má otimização para o mercado. Visto que é o primeiro com 12GB de RAM e o primeiro com o Snapdragon 855, a marca tem de dar nas vistas.

Estes 12GB são um golpe de marketing, pelo menos para já. A verdade é que podes achar que é demais (e é) mas a tecnologia para lá caminha. Já viste os gráficos dos jogos para smartphone? PUBG Mobile, Fortnite ou até o Asphalt começam a exigir cada vez mais dos smartphones e o hardware começa finalmente a responder.

Em suma, os 12GB são exagerados para 2018/2019. Todavia, acredito que seja o boost que o setor mobile precisa para ser o futuro Pocketgaming que tanto queremos.

Editores 4gnews recomendam:

Primeiro dispositivo com Snapdragon 855 arrasa concorrência na AnTuTu

9 aplicações Premium que estão Grátis na Google Play Store!

Samsung Galaxy M20 pode chegar com uma bateria de 5000mAh

via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.