Android Q: partilhar a tua passe de Wi-Fi vai ser mais simples

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Das duas uma: temos a palavra-passe de Wi-Fi mais simples e fácil de partilhar com quem recebemos em casa. Ou então temos aquela password que nunca nos demos ao trabalho de mudar e que temos de ir ver debaixo do router cada vez que é preciso dá-la a alguém. A nova função do Android Q vem ajudar-nos nesse sentido.

Se és daquelas pessoas que tem uma password complicada (por segurança, claro), é uma chatice sempre que a queres dar aos teus amigos que vão lá a casa. Foi a pensar nisso que o Android Q te vai deixar partilhá-la por código QR com quem quiseres.

Android Q Google Wi-Fi Share QR Code

Basicamente só tens de ir às definições de Wi-Fi, carregar na internet a que estás ligado e irá aparecer-te a opção de partilha. Aí, é gerado o tal código QR. Obviamente, antes de o código ser gerado, terás de te autenticar, com um pin ou com o sensor biométrico. Depois disso, é partilhar.

Partilhar a passe por QR Code é novidade no Android Q

Do outro lado, o teu amigo apenas tem de ir às definições de Wi-Fi e tocar no ícone à direita de ‘Adicionar Rede’. Aí, ser-lhe-á a aberto o QR scanner. Basta dar-lhe uso e ficará automaticamente ligado à tua rede. Até pode não ser a solução perfeita, mas é certamente uma solução mais rápida que ir ler a passe que está debaixo do router.

Android Q Google Wi-Fi Share QR Code
Uma forma simples de partilhares a tua passe do Wi-Fi. Imagem: Android Authority

O grande problema é que o Android Q vai demorar a chegar a muitos smartphones. A versão beta apenas chegou a todas as gerações dos Google Pixel, e mesmo quando for estável, é a demora do costume. Até lá, vamos ter de continuar a partilhar a passe do Wi-fi da forma antiga.

Editores 4gnews recomendam:

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.