Primeira beta pública do Android Q já se encontra disponível

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Tudo indicava que a qualquer momento fosse disponibilizada a primeira beta do novo Android Q. Esse momento chegou finalmente e eis que a Google já colocou ao nosso dispor a primeira versão de testes do seu sistema operativo.

No entanto, as coisas são um pouco diferentes do que o inicialmente previsto. Os únicos smartphones compatíveis, até ao momento, são os Google Pixel, desde a sua primeira geração. Este cenário vem assim contrariar os relatos de que esta versão iria estar disponível para um maior número de equipamentos do que o seu antecessor.

Assim sendo, a partir de hoje todos os que possuírem um smartphone Pixel já podem experimentar o que de novo o Android Q tem para nos oferecer. Contudo, importa, desde já, frisar que se trata de uma versão muito precoce deste sistema operativo e suscetível a vários erros e bugs.

A primeira beta do Android Q já está disponível mas para já apenas para os Pixel

Assim, se és detentor de um Google Pixel, e queres experimentar já o Android Q, deves registar-te nesta página Aí encontrarás todas as informações necessárias, bem como os habituais avisos para os percalços que este tipo de software poderá trazer.

O que de novo traz esta versão do Android Q?

As principais novidades presentes nesta compilação estão ao nível da segurança. Por exemplo, de agora em diante terás um maior controlo sobre as aplicação com acesso aos teus vídeos, fotografias e downloads.

Em segundo lugar, o Android Q passará a limitar as aplicações que irão interromper-te nas tuas tarefas. De agora em diante, só as notificações classificadas como de prioridade máxima poderão sobrepor-se a outra que estejas a utilizar num determinado momento.

Em terceiro lugar, temos uma nova forma de partilhar conteúdo com terceiros. Denominada de Sharing Shortcuts, esta levar-te-á diretamente para outra aplicação sempre que queiras partilhar ficheiros com os teu amigos.

O novo Android Q traz igualmente novos codecs de vídeo e áudio para uma melhor experiência de multimédia. Para além disso, a Google inclui melhorias para ART que permitirão com que as aplicações demorem menos tempo a arrancar e requeiram menos energia.

Muitas mais novidades irão certamente surgir nos próximos dias, assim que os programadores comecem a testar o novo Android Q. Conforme essas forem sendo reveladas também nós te daremos conta do que de mais importante a Google andou a desenvolver. Ademais, caso mais equipamentos sejam adicionados à lista de compatíveis, também não nos coibiremos de o informar.

Editores 4gnews recomendam:

  • Estará a Google Assistant para chegar a Portugal? Tudo indica que sim!
  • Xiaomi promete uma redução das publicidades na MIUI
  • 8 jogos Grátis na Google Play Store que tens (mesmo) de instalar

Fonte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.