Android Nougat 7.1 no Samsung Galaxy J5 2015 - Como instalar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
Samsung Galaxy J5 2015 Android Nougat 1
Podes dar nova vida ao teu dispositivo

O Samsung Galaxy J5 2015 foi um dos primeiros smartphones a popularizar esta gama. A linha Galaxy J conta com os smartphones mais económicos e voltados para o público jovem desta tecnológica sul-coreana. Já com cerca de dois anos de idade, o dispositivo atingiu o fim da sua vida útil. Contudo, ainda que de forma não oficial, é possível instalar o Android Nougat neste dispositivo.

Vê ainda: Xiaomi Mi 7 trará o Snapdragon 845 da Qualcomm e um belo ecrã OLED

Trata-se de um procedimento não oficial que colocará uma versão do firmware baseado no Android Nougat 7.1.1 no teu Samsung Galaxy J5 2015. Note-se que a marca não lançará mais atualizações para este smartphone portanto esta será a única solução para lhe dar nova vida.

Samsung Galaxy J5 2015 já pode usufruir do Android Nougat 7.1.1

Poderás testar, claro, outras Custom ROM's ou ROM's personalizadas para este Samsung Galaxy J5 2015 mas, confesse que esta me parece a melhor alternativa. E porquê? Ora, trata-se de uma versão do firmware do Samsung Galaxy J5 2016 que foi transplantada para o dispositivo de 2015.

Sim, graças ao trabalho da comunidade de programadores independentes, na XDA Developers, podes instalar este port no teu dispositivo. O firmware foi testado e podes instalar com segurança. Em seguida dizemos-te como.

Samsung Galaxy J5 2015 Android Nougat
A evolução da linha Galaxy J

Esta portabilidade do software de sistema foi possível uma vez que a versão de 2015 e 2016 partilham vários dos seus componentes. Nomeadamente o processador (CPU) e a gráfica, o GPU. Factores que facilitaram a portabilidade do Android Nougat 7.1.1 que chegou oficialmente à versão de 2016, para este antigo Samsung Galaxy J5 2015.

Com este novo Android Nougat 7.1.1 terás uma nova interface no teu smartphone. Mais concretamente, a mais recente versão da Samsung Experience. Sem esquecer todas as suas novas aplicações e funcionalidades. Um trabalho cujos créditos vão para o programador "shivasharma63420" da referida comunidade de programadores independentes.

Como instalar o Android Nougat:

Em primeiro lugar, trata-se de um firmware não oficial - não fornecido pela marca. Posto isto, precisarás de uma Custom Recovery para o instalar. Podes descarregar, no XDA, a "Aroma Support Recovery".

Em segundo lugar, este firmware (software de sistema) só deve ser instalado nos smartphones com o número: SM-J500F, SM-J500FN, SM-J500H, e para a versão SM-J500M. Não tentes instalar em nenhuma outra versão sob o risco de danificares o teu smartphone. Estás avisado.

Processo de instalação no Samsung Galaxy J5 2015:

  1. Certifica-te de que estás a utilizar uma versão oficial do Android Marshmallow 6.0.1
  2. Instala a Custom Recovery -"Aroma Support Recovery"
  3. Descarrega os ficheiros necessários para o teu PC
  4. Transfere esses ficheiros para o cartão de memória microSD.
  5. Desliga o teu smartphone. Liga-o e entra no modo Recovery.
  6. Efectua uma limpeza geral dentro deste modo - "Full Wipes".
  7. Segue as instruções apresentadas no "Aroma Installer".
  8. Seleciona as Apps, Mods, etc
  9. Volta o modo "Recovery" e limpa a memória Cache e memória Dalvik - repete 5 a 6 vezes
  10. Reinicia o teu smartphone depois de limpares a memória Cache e memória Dalvik
  11. Espera que o smartphone ligue - o primeiro boot demora sempre um pouco mais
  12. Configura e desfruta do teu "novo" smartphone

Ficheiros necessários:

  • Aroma Support Recovery: XDA
  • Compilação com o Android Nougat 7.1.1 : XDA

No final de todo este procedimento o teu smartphone deve estar a correr uma versão do Android Nougat 7.1.1 com todas as suas regalias e otimizações de desempenho e autonomia. Caso tenhas alguma dúvida durante este processo de instalação deixa-nos a tua questão aqui em baixo, nos comentários.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.