androidtoysA fragmentação foi desde sempre um dos maiores problemas a afetar o Android. Grande parte das marcas lança equipamentos para o mercado e depois deixa-os de parte, quando chega o momento de lançar uma nova versão do Android.

De forma a ter uma noção de como se encontra o ecossistema da Google, a gingante das pesquisas disponibiliza mensalmente o relatório de distribuição do seu sistema operativo móvel. O mais recente relatório mostra que o Android KitKat ainda se encontra no topo da tabela, enquanto que o Android Marshmallow apenas atingiu 0,5% dos smartphones ativos.

android-distro-numbers-dec-15Analisando com mais detalhe as informações agora divulgadas, quem ocupa o topo da tabela continua a ser a versão 4.4 KiKat, com 36,6%, logo seguida da Jelly Bean com uma quota de mercado total de 26,9%.

   

Quando olhamos para as versões mais atuais, rapidamente verificamos que o mais recente Android 6.0 Marshmallow ainda só representa 0,5% do mercado, quando no mês passado representava apenas 0,3%. Já o Android Lollipop subiu a sua quota de 25,6% para 29,5%. No fundo da tabela encontramos ainda o Gingerbread, com 3,4% e o antiguinho Android Froyo com 0,2%.

Isto vem mais uma vez demonstrar a fragmentação que assombra o Android, em que a sua mais recente versão ainda nem 1% do mercado conseguiu conquistar. Isto é obviamente culpa das fabricantes de smartphones, até porque todos os dispositivos Nexus, sob a responsabilidade de Google, vão já na versão Android 6.0.1 Marshmallow. Deixa-nos a tua opinião em torno destes dados.

Talvez queiras ver:

😉

Viaandroid central
Fontegoogle

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.