Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Android Auto vai integrar-se com um gadget inesperado — terias coragem de usar?

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Se já te aconteceu tirares os olhos da estrada só para perceberes em que rua devias ter virado, não estás sozinho. É um hábito comum e, sejamos honestos, perigoso — sobretudo quando se tenta decifrar instruções no ecrã do carro a meio de um cruzamento. Agora, parece que a Google quer resolver esse problema com uma ideia que até soa a futurista: integrar o Android Auto com óculos inteligentes.

Ver direções à frente dos olhos — literalmente

Android Auto óculos inteligentes
Imagem: criada com ChatGPT

Ao analisar a versão mais recente do Android Auto (14.2.151544), a página Android Authority encontrou linhas de código que apontam para uma nova funcionalidade que permite utilizar óculos inteligentes como uma extensão do sistema de navegação.

O recurso funciona com a projeção das instruções diretamente no campo de visão do condutor. Ou seja, em vez de desviares o olhar para o ecrã do painel central, verias as direções mesmo à tua frente, como se fossem legendas flutuantes no mundo real.

Embora a versão inglesa das linhas de código encontradas seja vaga, a versão em hindi é bastante clara: uma das frases traduz-se diretamente como “Para visualizar a navegação em óculos inteligentes, inicie a navegação”. É praticamente uma confirmação de que o suporte a este tipo de dispositivo está nos planos da Google.

Ainda é cedo, mas a ideia faz sentido

A funcionalidade parece estar numa fase muito inicial de desenvolvimento. Por enquanto, não há datas, nem sequer modelos de óculos inteligentes confirmados como compatíveis. E claro, há sempre a questão: será que isto vai mesmo reduzir as distrações — ou apenas substituí-las por outras?

Atualmente, os carros mais avançados já oferecem head-up displays, projetando informações básicas no para-brisas. Mas a esmagadora maioria dos veículos ainda depende do tradicional ecrã de infoentretenimento.

Se for bem implementado, o novo conceito pode ser uma mais-valia para quem conduz regularmente em ambientes urbanos ou desconhecidos. Evitar o ecrã central e manter os olhos na estrada é, em teoria, mais seguro. Mas tudo vai depender da forma como estas instruções visuais forem integradas e da qualidade dos próprios óculos.

Promoção do dia!

Ecrã táctil ATOTO
221,55 €Amazon
274,36 €-19%
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.