Android Auto com falhas? Estas são as soluções para o Google Maps

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O serviço Android Auto é uma das melhores ferramentas da Google, disponível para os mais modernos modelos de veículos automóveis. É uma plataforma prática para acrescentar utilidade ao nosso veículo moderno, altamente recomendável.

Porém, como toda e qualquer solução, não é isenta de falhas e erros periódicos como os que são agora reportados pelos utilizadores da plataforma, em particular durante o uso dos serviços de navegação do Google Maps.

Porém, temos agora uma lista igualmente sucinta de possíveis correções para os erros apresentados, funcionando em várias instâncias para solucionar os problemas no Maps.

Em simultâneo, a gigante das pesquisas já fez saber que trabalha ativamente numa correção para este seu serviço, a ser distribuída em breve.

Navegação GPS com problemas no Android Auto? Há soluções

Android Auto Google Maps

Em particular são apontados problemas na conexão e navegação GPS através da aplicação Google Maps quando lançada na plataforma Android Auto.

Naturalmente, tendo em consideração o teor de serviço prestado, esta é uma das funções mais úteis de todo o Android Auto. Aqui, aliás, independentemente do utilizador e tipo de uso.

Porém, nos últimos dias os fóruns de suporte da Google foram inundados de queixas com utilizadores a referir diversos problemas no uso deste serviço. Posto isto, afigura-se necessário encontrar uma forma simples de contornar as falhas.

Note-se que as falhas ocorrem em diversos modelos de veículos automóveis, pelo que não estão limitadas a uma marca ou modelo de carro. Temos ainda relatos de vários países e regiões, atestando a generalidade do problema.

Disto isto, partimos assim do pressuposto que esta é uma falha geral, de extensão ainda por apurar. Há, porém, uma solução apontada por alguns utilizadores para remediar a falha e continuar a ter acesso ao serviço de navegação GPS.

Google não se pronunciou sobre a falha, mas estará a par da situação

In the last few days, users of the Android Auto car platform have started complaining about a problem with GPS when using Google Maps. Users of different models of cars, with different models of smartphones and versions of Android Auto faced the problem in which the inscription "

— Yaroslav Gavrilov  (@appletesterrus) 27 de janeiro de 2023

Estando assim verificada a ocorrência do problema, vejamos como solucionar, de modo temporário ou mesmo perene, esta falha no Google Maps através do Android Auto.

Bastarão 3 passos para resolver os problemas, senão vejamos:

  1. Entrar nas Definições do smartphone e acede a Aplicações
  2. Procura pela aplicação "Google Maps" e toca na mesma. A partir daí acede ao menu "Permissões"
  3. Toca em "Localização" e seleciona a opção "Permitir Sempre".

Esta correção muito simples deverá acabar com os problemas no Google Maps, na prática removendo qualquer entrave que a plataforma tenha em receber a localização GPS do utilizador.

Assim, sem barreiras impostas, poderemos ter finalmente a fruição plena do Android Auto, em particular do seu serviço de navegação fornecido pelo Maps.

Não obstante, a Google estará a trabalhar numa correção nativa, para que o smartphone e a plataforma comuniquem de forma mais simples, sem necessidade desta correção pelo utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.