Android Auto. App alerta condutores para peões antes de os verem (vídeo)

Bruno Coelho
Comentar

A Consumer Electronic Show é conhecida por trazer ao mercado conceitos tecnológicos que a indústria queria ver implementados no futuro. É nesse sentido que surge a app Viziblezone

Esta aplicação para Android Auto pretende alertar os condutores de quando um peão se aproxime, mesmo antes de este o poder ver. O grande senão é que além de inteligência artificial, a app precisa de usar os smartphones dos pedestres.

Smartphone do peão teria de ter app instalada

Este é o grande senão do conceito da Viziblezone. O sistema requer que tanto o sistema de navegação do automóvel como os smartphones dos pedestres tenham a aplicação instalada.

Embora, segundo a empresa, o Viziblezone possa vir a estar integrado em aplicações de terceiros, para que tal funcionasse na perfeição, este também teria de estar sempre instalado de alguma forma no smartphone de qualquer pedestre.

Integração nos serviços Google facilitaria a implementação

Com tantas agravantes, é muito pouco provável que vejamos um sistema deste género implemente num futuro próximo. Este seria algo mais realista se uma empresa como a Google pudesse pegar nele e integrá-lo nos seus serviços.

Neste momento, este tipo de alerta é providenciado graças a câmaras instaladas nos veículos. Embora estas não prevejam os pedestres como a Viziblezone mostra no vídeo acima, também não colocam em risco a privacidade de smartphones de pedestres.

Sabe mais sobre o Viziblezone

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.