Android 15 poderá ter um recurso de partilha de áudio muito interessante

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Se gostas de ouvir música, então o Android 15 pode ter uma novidade boa para ti. Aparentemente, a partilha de áudio Bluetooth entre dispositivos poderá estar disponível no Android 15, desde o lançamento da plataforma.

De acordo com a Android Central, quer isto dizer que será possível tu e outra pessoa ouvirem o mesmo áudio, cada um nos seus fones. Sendo assim, não precisarás da típica estratégia de partilhar um fone por pessoa.

Recorde-se que, há algum tempo, a Samsung lançou uma solução para isso mesmo. Chama-se Dual Audio e, como o nome indica, permite que duas pessoas usufruam do mesmo áudio.

Os telemóveis Android que não são da Samsung não têm o recurso

Android 15 Áudio
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

Posto isto, o problema é que os telemóveis Android que não são da Samsung, não têm este recurso. Esse facto causou estranheza a alguns utilizadores, até porque o recurso já não é propriamente novo.

Para quem tem o recurso de Dual Audio da Samsung, este só funciona com dispositivos com Bluetooth 5.0 ou superior. Além da Samsung, também a Apple tem um recurso semelhante. Assim sendo, também os iPhones conseguem partilhar áudio com mais do que um utilizador, via Bluetooth (via Android Central).

De acordo com a mesma fonte de informação, este novo recurso foi detetado através da versão de desenvolvedor do Android 15. Aparentemente, no código, este continha uma opção de áudio que permitia partilhar áudio com “todos”.

É possível que o Android 15 permita partilhar áudio com duas ou mais pessoas

De momento, ainda não se sabe o significado prático de “todos”. A Android Central coloca a possibilidade de tanto serem dois elementos ou mais. A confirmar-se, poderia ser uma experiência de áudio muito mais abrangente.

Acerca da tecnologia deste recurso, é possível que esta seja baseada em Bluetooth Auracast. É importante relembrar que o Auracast está associado a uma transmissão ilimitada de som.

Por enquanto, tratam-se apenas de rumores. Por isso, resta esperar pelo mês de julho, quando o Android 15 for lançado. De qualquer forma, a confirmar-se que o sistema de áudio do Android 15 é alimentado por Bluetooth Auracast, espera-se que esta nova versão dê um grande salto qualitativo.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.