Android 14 trará suporte nativo para uma das novidades do iPhone 14

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os iPhone 14 serão apresentados na próxima semana e uma das novidades que se espera deles é a inclusão de conectividade via satélite. Notícias que já têm repercussões nos seus concorrentes, com a Google a confirmar o suporte a esta tecnologia no Android 14.

A notícia foi dada por Hiroshi Lockheimer, Vice-presidente de Plataforma e Ecossistema da Google. Esta é, assim, uma das primeiras confirmações daquilo que podemos esperar do sistema operativo a ser lançado apenas em 2023.

Wild to think about user experiences for phones that can connect to satellites. When we launched G1 in '08 it was a stretch to get 3G + Wifi working. Now we're designing for satellites. Cool! Excited to support our partners in enabling all of this in the next version of Android!

— Hiroshi Lockheimer (@lockheimer) 1 de setembro de 2022

Android 14 terá suporte para conectividade via satélite

O Android 13 foi oficialmente lançado há poucas semanas e ainda só chegou aos dispositivos Pixel. No entanto, as notícias sobre o seu sucessor já circulam nos meios especializados, tendo agora sido dada a primeira confirmação.

A boa-nova foi dada por Hiroshi Lockheimer na rede social Twitter. Aí, o executivo confirma a presença desta tecnologia na próxima versão do sistema operativo móvel desenvolvido pela Google.

Esta notícia surge após a operadora americana T-Mobile e a SpaceX de Elon Musk firmarem uma parceria para levar esta tecnologia aos smartphones. A Google respondeu prontamente a este avanço, garantindo que irá suportar os seus parceiros nesta aventura.

Para tal, incorporará nativamente no Android 14 as configurações necessárias ao uso de conectividade via satélite nos smartphones. Lockheimer revela-se entusiasmado com este objetivo e relembra os desafios que a empresa enfrentou aquando dos primórdios do 3G e do Wi-Fi.

Agora o desafio é dotar os smartphones dos meios necessários para comunicar, mesmo quando a ligação a uma rede móvel é escassa ou nula. Por outras palavras, terminar com as zonas mortas que privam os utilizadores do resto do mundo.

A conectividade via satélite é cada vez mais apontada como uma solução, principalmente para emergências. Em caso de acidente ou outro contratempo, os utilizadores terão sempre forma de comunicar com meios de socorro, mesmo que se encontrem numa zona remota.

Mesmo que ainda não seja certa a inclusão desta tecnologia nos iPhone 14, a notícia já mexe com o mercado. A simples possibilidade de isso acontecer já teve repercussões do Android e os utilizadores deste sistema operativo só têm de agradecer.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.