Android 14 trará nova explosão de cor com este design Material You

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema operativo Android 14 será formalmente revelado durante o certame Google I/O 2023 a principiar a 10 de maio de 2023. Aí, a tecnológica norte-americana deverá dar a conhecer as novidades desta iteração incluindo as alterações ao design Material You.

Mais concretamente, contamos com a adição de um novo modo ou tema "Fidelity" que se baseará em cores mais fortes e garridas em contraponto com os tons de baixa saturação atualmente em voga. Para já é uma mera possibilidade, mas mostra-se plausível.

Material You pauta a "cara" do Android desde a versão Android 12

Importa notar que a filosofia e linguagem de design Material You é o rosto do sistema operativo Android e toda a Android UI há vários anos, mais concretamente desde o Android 12 da Google.

Ora, apesar de ser geralmente bem-aceite, certo é que nem sempre o Tema do telefone vai ao encontro do papel de parede, sobretudo quando este apresenta tons de alta saturação, mais fortes e garridos.

Esta problemática, ou melhor, inconveniência estética, pode ser solucionada com a próxima iteração da plataforma, mormente com a introdução do tema fidelidade, ou "Fidelity" segundo avança a publicação 9to5Google. Será um novo reforço da personalização.

Tema "Fidelity" pode trazer nova audácia aos smartphones Android

Android 14

O tema introduzirá cores mais fortes e ousadas para o que tipicamente encontramos no leque de opções visuais no Material You. Há mais espaço para cor, personalização e sincronia entre um possível papel de parede mais forte com o tema aplicado ao telefone.

Tal como aponta a fonte, de momento o Material You tenta equilibrar e sincronizar as tonalidades da interface (UI) com as cores predominantes do nosso papel de parede. Porém, de momento a seleção assenta sobretudo nos tons de pastel, com baixa saturação.

O resultado? Uma interface discreta, por vezes demasiado ao ponto de se poder tornar facilmente aborrecida. É aqui que o novo tema "Fidelity" pode alterar o paradigma ao selecionar os tons predominantes mais fortes de um papel de parede e operar a devida correspondência aos tons da UI.

Anúncio previsto para a keynote da Google I/O 2023

Material You in #Android14 getting ‘personal’ with bolder ‘Fidelity’ colorsMaterial Design team has prepared a new theme style that allows for bolder Material You colors. Internally, the new style is called “Fidelity"#GoogleDesign #MaterialYou #MaterialDesign #exposed pic.twitter.com/bZH9w5dVm3

— TiE (@Techinfoeditor) 28 de abril de 2023

O utilizador poderá, a partir do menu de personalização acima ilustrado, optar pelos tons mais fortes que servirão de cor de destaque na sua interface. A partir daí, para quem preferir cores fortes em todo o telefone ou tablet Android, poderá assim encontrar uma correspondência entre o papel de parede e toda a UI do dispositivo móvel.

Estas e outras novidades do Android 14 estão previstas para a Google I/O 2023 a começar no dia 10 de maio.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.