Xiaomi: mais dois equipamentos que vão receber a MIUI 14 no mercado europeu

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi continua a fazer chegar a interface MIUI 14 ao seu vasto portefólio de smartphones.

Ainda que esteja um pouco atrasada em relação à concorrência, a marca chinesa continua, de forma gradual, a disponibilizar a nova interface baseada no sistema operativo Android 13. Agora, mais dois equipamentos vão receber a MIUI 14 no mercado europeu.

POCO X4 GT e Xiaomi 12X vão receber, em breve, a nova interface MIUI 14

Xiaomi MIUI 14
A Xiaomi continua a fazer chegar a sua nova interface MIUI 14 aos smartphones disponíveis no mercado global Crédito@Xiaomi

Assim que a Xiaomi apresentou a MIUI 14, alguns smartphones premium da marca receberam de imediato a nova interface, mas apenas no mercado chinês. Agora, de forma gradual, a gigante chinesa está a disponibilizar esta grande atualização para o restante (e amplo) portefólio de terminais móveis.

Em breve, será a vez dos modelos POCO X4 GT e Xiaomi 12X receberem a nova interface no mercado europeu. A esta altura, a Xiaomi está já um pouco atrasada relativamente à sua concorrência, mas a marca continua empenhada em fazer chegar a nova interface, baseada no sistema operativo Android 13, a todos os seus smartphones, nos quais se incluem as submarcas POCO e Redmi.

Saliente-se que o modelo POCO X4 GT irá receber a nova MIUI 14 a nível global enquanto a atualização para o smartphone Xiaomi 12X apenas será disponibilizada no mercado do Espaço Europeu.

Novidades da MIUI 14 da Xiaomi

A nova interface traz consigo uma mão-cheia de novidades, das quais iremos aqui destacar apenas algumas. A MIUI 14 faz uso de menos memória para que o desempenho dos smartphones seja mais rápido e responsivo, por períodos de tempo mais longos.

Por outro lado, a nova interface chega com menos aplicações pré-instaladas. Agora inclui apenas oito ao invés das 16 anteriores. Outras melhorias surgem sob a forma de compactação automática de aplicação de baixa frequência, desativação de notificação permanente e ainda mistura de arquivos duplicados. Tudo somado e a fluência do sistema aumenta em 60%, face à interface anterior.

A MIUI 14 está também preparada para consumir menos recursos do sistema, face à interface anterior, e ocupa menos de 1,5 GB no smartphone. A marca chinesa desenvolveu ainda a interface para que esta funcione melhor com aplicações de terceiros.

Outras melhorias incluem ainda novos widgets, pastas redimensionáveis e também novos recursos de segurança e privacidade.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt