Estes dois smartphones provam que os utilizadores pagam pela inovação

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Uma análise ao mercado de smartphones, referente ao quarto trimestre de 2022, mostra que os utilizadores estão dispostos a pagar pela inovação integrada nos equipamentos.

A empresa Kantar conseguiu demonstrar que a inovação trazida pelos modelos mais avançados do iPhone 14 e alguns terminais Pixel da Google está a ser muito bem recebida pelos utilizadores.

Google e Apple com bons resultados no mercado de smartphones no 4º trimestre de 2022

iPhone 14 Pro
Os modelos Pro da série iPhone 14 continuam a ser um sucesso de vendas em todos os mercados do mundo Crédito@Apple

Recentemente, a empresa Kantar divulgou uma análise realizada ao mercado de smartphones, durante o quarto trimestre de 2022. E a principal conclusão retirada é que os utilizadores estão dispostos a pagar um preço mais elevada pela inovação apresentada nos terminais móveis.

As vendas alcançadas até agora pelos modelos mais avançados do iPhone 14 são uma das bases desta conclusão. De acordo com a Kantar, o iPhone registou crescimento de quota de mercado praticamente em todas as regiões analisadas pela empresa, sobretudo nos EUA, França, Alemanha, Itália, Espanha e Grã-Bretanha. Nestes países, a marca registou um crescimento ano a ano de 2%.

De acordo com esta empresa de análise, uma das razões para o sucesso dos modelos Pro do iPhone 14 é exatamente o facto de integrarem recursos exclusivos, como a Dynamic Island e o sensor de 48 megapixéis.

A Kantar afirma que a Apple deu razões suficientes aos utilizadores para pagarem preços mais elevados pelos smartphones. “Esta é uma indústria em que os consumidores estão ávidos por inovação, e o sucesso dos modelos Pro da Apple provam que estes estão dispostos a pagar para ter essa inovação”.

Também a Google tem razões para celebrar. Recentemente, o CEO da empresa, Sundar Pichai, afirmou que a série de smartphones Pixel 7 é a “geração mais vendida da marca”. A empresa Kantar concorda e mostra que esta linha Google registou vendas recorde, no quarto trimestre de 2022, nos mercados norte-americano, japonês, australiano e em alguns países europeus.

Aparentemente, a sustentar este sucesso da nova série Pixel está o facto de os utilizadores desejarem o estado puro do sistema operativo Android.

Forma de comprar smartphones alterou perante a instabilidade da economia global

No que diz respeito à Samsung, a Kantar observou que o modelo Galaxy A13 da marca continua a ser um sucesso na Europa, tendo sido o terminal mais vendido no quarto trimestre de 2022 nesta região.

A Kantar afirma também que o lançamento da série Galaxy S23, na semana passada, vem reforçar a posição da Samsung como fabricante principal de modelos Android.

Por fim, a empresa de análise espera que a Samsung concentre os seus esforços nos seus equipamentos premium de forma a aumentar as margens de lucro que têm sido menos favoráveis do que se esperava.

A Kantar termina este relatório mostrando ainda que a forma de os consumidores comprarem smartphones é agora diferente. De acordo com a empresa, devido à instabilidade da economia global, os utilizadores estão a optar por modalidades de pagamento em várias parcelas.

Nos Estados Unidos da América, por exemplo, o serviço de financiamento Pay in 4 do PayPal está a ser muito utilizado pelos compradores.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt