Amazon recebe multa pesada por monitorização excessiva dos funcionários

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Amazon francesa foi recentemente acusada de usar sistemas excessivos de monitorização dos seus funcionários. Como resultado, a autoridade de proteção de dados francesa impôs uma coima de 33 milhões de euros à gigante do comércio online.

O motivo para tal são os mecanismos de controlo que a gigante do comércio online utiliza nas suas instalações francesas. Sistemas que, segundo as conclusões das autoridades gaulesas, viola o Regime Geral de Proteção de Dados europeu.

Autoridades francesas concluem que a Amazon usa sistemas "ilegais" e abusivos

A Amazon France Logistique, centro de logística francês da empresa norte-americana, foi alvo de escrutínio por parte das autoridades locais. Este foi motivado pela receção de denúncias anónimas a dar conta das práticas abusivas que a empresa tem para com o seu staff.

Amazon

Após uma deslocação às instalações logísticas da Amazon França, as autoridades competentes concluíram que a empresa usa sistemas "ilegais" e "excessivamente intrusivos" para controlar os seus funcionários. Além disso, cada funcionário tem de justificar as pausas realizadas.

A agência francesa divulga que a Amazon utiliza um sistema de scanners para monitorizar as atividades realizadas pelos seus funcionários. Este sistema é inclusivamente capaz de medir o tempo passado entre a picagem e o início do labor de cada funcionário.

Os reguladores avançam ainda que os funcionários não têm autorização para qualquer pausa de 3 a 4 minutos não autorizada. Além disso, são obrigados a justificar qualquer interrupção que possa acontecer na leitura de encomendas.

Como se isso não bastasse, a empresa nunca foi clara com os seus funcionários sobre os sistemas de monitorização usados. Práticas que violam as leis gaulesas e os direitos dos trabalhadores.

Assim sendo, a autoridade de proteção de dados francesa impôs uma multa de 3% sobre a receita anual da empresa. O resultado são os 33 milhões de euros aplicados.

Amazon refuta qualquer abuso na monitorização dos seus funcionários

Como seria de esperar, a Amazon não se revê nestas acusações e rejeita fortemente as acusações que lhe são dirigidas. Refere que todos os mecanismos usados têm o objetivo de assegurar a segurança, qualidade e eficiência das suas operações.

Ademais, a empresa afirma que os sistemas usados nos seus armazéns utilizam os padrões da indústria. Estes são essenciais para a monitorização do seu inventário e do processamento de encomendas.

Com efeito, um porta-voz da Amazon refere que a empresa irá contestar a multa aplicada em tribunal. Isto significa que o tema está longe de estar resolvido, mas é certo que manchará a imagem da empresa junto da opinião pública.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.