A gigante mundial das compras online deu a conhecer recentemente um robot realmente autónomo para trabalhar nos seus armazéns de gestão de encomendas. As suas capacidades surpreendem qualquer um com o novo Amazon Proteus a brilhar (e a trabalhar)!
O departamento de robótica da Amazon brinda-nos agora com um novo colaborador, realmente autónomo e virtualmente incansável para carregar paletes de encomendas. É o mais recente passo no esforço de automatização da Amazon para, em simultâneo, libertar os colaboradores humanos para tarefas fisicamente menos onerosas.
O Proteus é o novo robot totalmente autónomo da Amazon
O anúncio foi feito esta semana pela Amazon Robotis que, além do prodigioso Proteus, revelou também o Cardinal, outro dos robots para agilizar a gestão e tratamento de encomendas nos armazéns Amazon. Ambos os produtos revelam, sobretudo, o rumo da empresa no que à automatização diz respeito, mostrando também os avanços mais significativos na área de robótica.
Em primeiro lugar o novo Proteus é um robot, de chão, totalmente autónomo. No que lhe concerne, o Cardinal é um braço robótico de última geração, mais autónomo e eficiente na sua operação.
Assim, temos no Proteus um robot capaz de se mover (realmente) autonomamente dentro do recinto. Segundo a Amazon, o Proteus traz mecanismos avançados de segurança, perceção do espaço, interpretação 3D, bem como nova tecnologia de navegação. Aliás, a empresa afirma que este robot saberá exatamente o que fazer, ou seja, saberá sempre qual é o seu trabalho.
Ainda de acordo com a Amazon, o Proteus não necessitará de ficar restrito a áreas específicas. Esta nova geração, poderá, com efeito, navegar por todo o armazém sem necessidade de cuidado especial. O melhor de tudo, contudo, é a sua capacidade máxima de carga que ajudará os colaboradores humanos a aliviar (literalmente) muito peso das suas costas.
A geração de robots Proteus ajudará a agilizar as encomendas Amazon
A empresa afirma que a nova geração de robots foi concebida para interagir diretamente com os colaboradores nos seus armazéns sem necessidade de cuidados específicos. Para além disso, deverá funcionar e integrar-se facilmente com os automatismos já existentes nos seus armazéns, nomeadamente a linha de sistemas Kiva.
Por fim, a gigante do e-commerce deverá começar a introduzir estes novos "assistentes" incansáveis no decurso dos próximos meses, sempre com o intuito de agilizar o fluxo de gestão e expedição das encomendas Amazon até ao cliente.
Editores 4gnews recomendam: