Amazfit Stratos 3 Review: o melhor smartwatch Xiaomi para desporto!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 11 min.

O Amazfit Stratos 3 é um dos melhores smartwatch Xiaomi, já disponível em Portugal, para praticantes de desporto e atividades ao ar livre. Tem GPS, memória interna para música e custa 199 €, mas vê se é ideal para ti na análise completa.

O relógio inteligente não passa despercebido no pulso, sendo relativamente grande, mas há boas razões para tal. A autonomia pode chegar aos 14 dias e com o vasto leque de sensores tens acesso a diversas métricas úteis.

Os pontos fortes do Amazfit Stratos 3:

  • Autonomia de bateria até 14 dias
  • Leque de exercícios / desportos suportados (19)
  • Visibilidade do ecrã ao ar livre
  • À prova de água até 50 m ou 5 ATM
  • Aplicação simples e bem estruturada
  • Conforto de utilização
  • Com GPS integrado
  • Integração entre os treinos e desportos

Os pontos fracos do Amazfit Stratos 3:

  • Interface não disponível em português (PT ou BR)
  • Espessura do relógio - superior a 13 mm
  • Diâmetro grande - 48,6 mm
  • Retro-iluminação do ecrã (sem ajuste automático)
  • Poucas notificações apresentadas no relógio

O design arrojado e desportista do smartwatch Xiaomi

Amazfit
Ecrã circular e marcações do Amazfit Stratos 3

Ao abrir a caixa encontramos um relógio redondo, aspeto familiar e fortemente inspirado no género cronógrafo. As primeiras impressões são boas e vão ao encontro do seu propósito - acompanhar com precisão a atividade ou fitness do utilizador.

Com um aro brilhante de aparência metálica a delimitar o ecrã, há uma preocupação notória com a qualidade de construção e aparência do Amazfit Stratos 3. Apesar de o plástico reforçado ser o material predominante, há brio neste produto.

É grande, mas muito confortável!

Xiaomi
A sua "case" tem um acabamento a simular a fibra de carbono

Trata-se de um relógio muito leve, com cerca de 60 gramas, já com a pulseira. Na lateral direita temos 4 botões, o 1.º tem uma textura pronunciada e serve para ligar / desligar o smartwatch, além de selecionar as atividades e aceder às opções "Select".

Em seguida temos dois botões mais disfarçados e alongados que servem para navegar pela interface (subir e descer), ou folhear pelas opções. Por fim temos outro botão saliente e redondo para retroceder "Back".

A pulseira incluída tem 22 mm de largura, é construída em silicone, muito confortável durante todo o dia e pode ser facilmente trocada em caso de necessidade. Conta com uma fivela metálica e um aro extra para acomodar o excesso de bracelete.

O excelente conforto de utilização do Amazfit Stratos 3

Xiaomi
Pormenor da textura da pulseira, fivela e língua em metal no smartwatch Xiaomi

O relógio inteligente da Xiaomi não deixou o meu pulso durante cerca de 7 dias. Dormir, tomar banho, correr, repousar e nas demais situações do quotidiano, não há sensação de desconforto ao utilizar o smartwatch durante longos períodos.

O ecrã de 1,34 polegadas é completo e protegido pelo vidro Gorilla Glass 3, da Corning, tendo ainda um tratamento oleofóbico que reduz a acumulação de dedadas e gotas de água. Vale ainda referir que o relógio é à prova de água até 50 m, ou 5 ATM.

O smartwatch Xiaomi tem um ecrã sensível ao toque, mas pode ser utilizado unicamente através dos botões físicos. Isto é útil quando estamos a treinar, temos as mãos a tremer, cobertas de humidade, ou quando o relógio está molhado.

Na parte inferior temos todos os principais sensores óticos do relógio, o BioTracker TM PPG. No interior há um acelerómetro, giroscópio, sensor geomagnético, sensor de pressão atmosférica, além da frequência cardíaca e oximetria.

O melhor e o pior do smartwatch: o ecrã

Amazfit
A retro-iluminação dá-lhe uma aura azul

O ecrã é redondo, completo e tanto pode ser incrível como pouco agradável. Com um display transflectivo de resolução 320 × 300 pixeis, a definição da imagem apresentada é muito boa, mas ao ativar a iluminação temos uma aura azul e pouco atraente.

É excelente ao ar-livre e está sempre ligado (always-on). Aliás, quanto mais intensa for a luz que nele incide, mais facilmente vemos o que está a ser apresentado no ecrã. Já quando a sua luz de fundo se liga, o cenário é o que vemos nas imagens e vídeo.

Isto deve-se à implementação de um ecrã transflectivo - que tanto pode refletir como deixar passar a luz, tal como o explica sucintamente a Wikipedia nesta página.

Vale ainda referir que é um ecrã bastante económico no consumo energético. Já, por outro lado, não temos um sensor de luminosidade pelo que o seu ajuste não é automático, mas sim ajustável em 4 etapas.

O Amazfit Stratos 3 é perfeito para desporto!

Amazfit
Com 19 modalidades incluídas e muitos modos de treino no Amazfit Stratos 3

O algoritmo FIRSTBEAT é capaz de detetar automaticamente o início da prática de alguma atividade. Além do mais, é bastante preciso neste reconhecimento, tal como na medição e métricas registadas pelos seus sensores.

Há um total de 19 desportos pré-programados neste smartwatch fitness e um processador dedicado para estas atividades. Vale ainda realçar o suporte e reconhecimento de "multi-desportos", ou várias modalidades misturadas ao longo de uma sessão de treino.

Avalia, auxilia, estabelece objetivos de treino, apura o nosso potencial e motiva o utilizador a manter-se ativo. As métricas são apresentadas tanto na aplicação de companhia como no relógio.

Há 19 modalidades incluídas neste smartwatch Xiaomi

Amazfit
O leque de exercícios e acompanhamento de fitness é digno de louvor

Os desportos incluídos são os seguintes: corrida, passadeira, corta-mato, caminhada, elíptica, ténis (passos e pancadas), escalada, ski, futebol, ciclismo ao ar livre, ciclismo de interior, salto à corda, natação em piscina ou em mar aberto, hiking, triatlo, multi desportos, canoagem, e fitness.

O Amazfit Stratos 3 consegue fazer cruzamento de dados provenientes de várias sessões de treino e diferentes modalidades para desse modo nos dar um acompanhamento e resumo da nossa carga de treinos ou TD (Training Load).

Infelizmente a interface não está disponível em português de Portugal (nem do Brasil) no momento da redação desta análise. Vale ainda referir que o smartwatch utiliza o software e sistema operativo AmazfitOS com atualizações de firmware periódicas.

O Amazfit Stratos 3 é um dos melhores smartwatch com GPS

Amazfit
O smartwatch suporta os sistemas GPS, Beidou, GLONASS e Galileo

O Stratos 3 é um dos melhores smartwach, senão mesmo o melhor com GPS neste escalão de preços. Com um chip GNSS da Sony, o relógio Xiaomi pode utilizar todos os sistema de posicionamento global para acompanhar os nossos percurssos.

O utilizador escolhe a combinação de dois sistemas em 3 padrões: GPS + BEIDOU, GPS + GLONASS ou GPS + Galileo. Há também 3 modos funcionamento para a localização contínua de GPS, o modo preciso, equilibrado e de poupança energética.

No modo preciso a autonomia de bateria declarada é de 35 horas; no modo equilibrado é de 45 horas; no modo de poupança energética é de 70 horas. Em todos os casos também é feito o acompanhamento de outras métricas no relógio.

Interface fácil de perceber e navegação suave

Xiaomi
Em pormenor, o menu das ligações Wi-Fi e Bluetooth no Stratos 3

Vale referir que o smartwatch tem dois núcleos de processamento e 512 MB de memória RAM. O primeiro é dedicado ao fitness e prática desportiva, com o segundo a estar encarregue das demais funções.

O sistema operativo, Amazfit OS, é baseado em gestos ou swipes e podemos navegar apenas com os botões laterais, físicos. A experiência de utilização melhorou com uma recente atualização de firmware que tornou o relógio mais rápido.

Mesmo assim, não é extraordinariamente rápido e notarás ligeiros tempos de atraso (delay) ao abrir alguns menus e opções. Algo que não chega a ser frustrante, mas que mesmo assim deve ser apontado como factualidade.

Podes passar músicas para o armazenamento do smartwatch

Amazfit
Podes deixar o telemóvel em casa e ir treinar com música

O armazenamento interno de 4 GB, dos quais 1,9 GB estão disponíveis para o utilizador, pode ser utilizado para receber as tuas músicas favoritas. Assim podes emparelhar um par de auriculares ou auscultadores Bluetooth e ir treinar sem o smartphone.

Vale referir que o relógio não tem microfone, nem altifalante ou conexão de dados pelo que não poderá fazer chamadas. Já, por outro lado, tem ligação Bluetooth 4.2 e 5.0, além de Wi-Fi a 2.4 Ghz para, por exemplo, descarregar as atualizações de firmware.

A sincronização dos dados com a app de companhia é rápida e o emparelhamento Bluetooth também. Isto facilita bastante a transferência de músicas para o Stratos 3 e torna-o também num produto mais polivante.

A app de companhia é simples e intuitiva

Amazfit
A aplicação Amazfit sincroniza todos os dados do smartwatch

A aplicação Amazfit está disponível para Android e iOS de forma gratuita. A partir daí sincronizas o relógio, escolhes as watchfaces, vês os relatórios de atividade, gráficos que podes partilhar nas redes sociais e mais detalhes do produto.

É também a partir da app que podes ver mais facilmente se há alguma atualização de firmware, ver o percurso efetuado durante os treinos (localização GPS) e ver relatórios detalhados sobre a qualidade do sono e fitness no geral.

Vale referir que muitas destas informações também são apresentadas no relógio, mas o seu ecrã - menor que o do telemóvel - facilita a sua consulta através do smartphone. Em si a app é rápida, estável, intuitiva e continua a receber novas funções.

A autonomia de bateria chega aos 14 dias

Amazfit
O "Modo Ultra" estende a autonomia até 14 dias

Equipado com uma bateria de 300 mAh, o smartwatch Amazfit Stratos 3 tem uma autonomia média de 7 dias no modo Smart. Este será o cenário mais comum para qualquer utilizador do relógio, mas há um modo de ultra-poupança, o modo Ultra.

Ao ativar este modo a resolução do ecrã aparenta diminuir e as funções são reduzidas ao mínimo. Já, por outro lado, com uma carga completa, o modo Ultra consegue proporcionar até cerca de 14 dias.

Já se estiveres a utilizar a localização GPS continuamente, a autonomia pode ser de 35 horas, 45 horas, ou de 70 horas consoante a precisão do rastreamento da localização e demais sensores biométricos.

O carregamento do relógio é feito através da base magnética incluída e, mais concretamente, mediante os pogo-pins ou encaixes magnéticos. Em média, demora 2 horas a 2:30 horas a carregar totalmente.

Há poucas notificações a serem apresentadas no smartwatch

Amazfit
Com um deslize para a esquerda acedemos à janela das notificações no Stratos 3

É uma das maiores falhas que lhe podemos apontar. Há poucas notificações a serem apresentadas neste relógio inteligente da Xiaomi. Algo que pode melhorar bastante a sua autonomia, mas diminui a sua utilidade enquanto smartwatch.

Atualmente, o sistema Amazfit OS apresenta notificações para chamadas recebidas, deixando-nos rejeitar ou suspender a chamada mediante um toque no ecrã e fazendo-se acompanhar de um alerta vibratório. O mesmo sucede para os alarmes definidos.

Para além disso, não encontramos a possibilidade de habilitar notificações para apps de terceiros, seja do WhatsApp ou Facebook a título de exemplo. De igual modo, também não vemos as mensagens de texto (nem às mesmas podemos responder).

Concluímos que o Amazfit Stratos 3 concentra todas as suas funções "smart" na prática desportiva, minimizando distrações com as demais aplicações do quotidiano, ainda que isto possa frustrar quem quer um smartwatch convencional.

Veredito - é excelente para desporto!

Amazfit
Visto na ótica do desporto, este relógio é excelente por 199 €

O Amazfit Stratos 3 custa 199 € em Portugal e já está disponível nas lojas oficiais - Mi Store. A quem procura um smartwatch com GPS e ótima autonomia de bateria, é com grande satisfação que podemos recomendar este bom produto com ADN Xiaomi.

Ao praticar atividades ao ar-livre terás um ecrã sempre ligado e com maravilhosa visibilidade. Ao subir o pulso vais encontrar um brilho azul que está longe de ser o ideal, nem isto é um ecrã AMOLED, mas a autonomia para 7 (ou mais) dias, compensa!

Há "trade-offs" como o referido acima e notificações das aplicações do teu telemóvel são escassas, ou nulas. Isto pode vir a mudar com uma atualização de firmware e, felizmente, essas são habituais graças à Amazfit.

Em si o relógio é muito leve, mas robusto e apto para a prática de qualquer desporto. Uma ferramenta completa que te auxiliará durante os treinos, agregará várias métricas de relevo e te apresentará convenientemente toda a informação.

Lê também a análise à Xiaomi Mi Band 4, a melhor smartband da atualidade.. Aproveita ainda para ficar a conhecer os 10 telemóveis Xiaomi que vais querer comprar.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.