Altice Portugal investe 15 milhões para cobrir Serra da Estrela de fibra ótica

Bruno Coelho
Comentar

A medida foi apresentada hoje pela Altice Portugal no data center da Covilhã. A fibra ótica de última geração vai chegar ao Maciço Central da Serra Estrela, numa área que abrange 6 concelhos e 60 freguesias. O investimento ronda os 15 milhões de euros, e foram gastos perto de 78 mil quilómetros de cabo ótico.

Dotar a zona da Serra da Estrela de fibra ótica de última geração é o grande propósito deste investimento. Uma medida que vai abranger cerca de 144 mil pessoas, deixando cerca de 85% do Maciço Central coberto por esta tecnologia.

alexandre fonseca altice portugal
Alexandre Fonseca, presidente da Altice Portugal

Este é o maior investimento da década para a Altice Portugal

A afirmação pertence a Alexandre Fonseca, presidente da Altice Portugal. Este já é considerado o maior investimento da década para a empresa. Para Alexandre Fonseca, este é um investimento que vai permitir à região fixar as populações, combater a desertificação, mas também captar investimento externo.

Para Alexandre Fonseca, o mais importante é que as famílias, empresas e instituições desta região possam ter as mesmas oportunidades do litoral em termos de infraestruturas. O investimento direto é de 10 milhões de euros, que se junta aos 5 milhões investidos em 2018 na modernização e expansão do centro de dados da Covilhã.

data center covilhã
Data Center da Altice Portugal, na Covilhã

Covilhã, Fundão, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia são os concelhos abrangidos

A inauguração do projeto decorreu na Covilhã, e contou com a presença do Secretário de Estado das Comunicações, Alberto Souto Miranda. A este juntaram-se os presidentes dos seis municípios abrangidos: Covilhã, Fundão, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia.

A Altice Portugal já prometeu por várias vezes que até 2020 quer ter cobertura de fibra ótica em todo o território português. A promessa é bastante arrojada, mas medidas como a anunciada hoje são um passo nesse sentido.

Editores 4gnews recomenda:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.