Altice IoT Challenge 2022 de mãos dadas com conectividade 5G

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Altice Portugal celebra, pelo sétimo ano consecutivo, o desafio IoT Challenge às empresas e startups, com o objetivo de elevar o mercado empresarial a um outro nível. Segundo a Altice, trazendo mais e melhores soluções de Internet of Things.

O IoT Challenge regressou, assim, na sua edição de 2022 para mais uma iteração. Já os vencedores foram conhecidos no final da última semana, num evento que ocorreu na sede da Altice Portugal, em Lisboa.

12 empresas concorreram ao IoT Challenge 2022 da Altice Portugal

Altice Portugal IoT Challange 2022

Sempre com foco na conectividade 5G e nas oportunidades que a tecnologia vai trazer ao ecossistema empresarial, os 12 projetos a concurso da 7.ª edição do IoT Challenge.

Cada um visou responder aos desafios nas áreas da Gestão de Cidades, Mobilidade e Logística, Saúde e Bem-Estar, Educação, Eficiência Energética, Ambiente e Economia Circular, Indústria ou Retalho e Serviços.

Este ano, o júri foi composto por Nuno Nunes, Chief Sales Officer/ B2B da Altice Portugal. Por João Teixeira, Chief Technology Officer da Altice Portugal e Diogo Lopes, Communications & Security Manager da Jerónimo Martins. Ainda por José Galvão, IT Director do Grupo Impresa e Luís Rodrigues, Diretor da Startup Braga

Estes foram os vencedores do IoT Challenge 2022 promovido pela Altice Empresas

1. BlueEye Handsfree, Empresa RedZinc

BlueEye Handsfree, Empresa RedZinc

O BlueEye Handsfree consiste numa solução de vídeo, através de um “wearable”.

Algo que permite a transmissão, em tempo real, do ponto de vista de profissionais em movimento. Sejam eles paramédicos, enfermeiros comunitários, ou médicos. Visa auxiliar especialistas médicos remotos enquanto ajudam os seus pacientes.

A solução integrada consiste numa leve câmera wearable que permite capturar o vídeo em direto, na aplicação BlueEye para smartphone com conectividade móvel 5G.

Fá-lo também no “Hot Desk” BlueEye residente na Cloud para aceder remotamente ao vídeo em direto.

2. MTI Smart Room, Empresa Managing the Intelligence

MTI Smart Room, Empresa Managing the Intelligence

A MTI Smart Room é uma solução que utiliza IoT e AI para o mercado global de alojamento turístico, para aumentar a eficiência energética na unidade do alojamento.

Em relação ao hardware, foram desenvolvidos dispositivos de IoT não intrusivos, fáceis de instalar e de configurar, que trabalham com qualquer marca de ar-condicionado.

3. Spotlite, Empresa Aethra

Spotlite, Empresa Aethra

A solução Spotlite consiste num sistema de monitorização de riscos para infraestruturas.

É baseado em dados de satélite, sensores IoT e modelos digitais (digital twins), fornecendo uma análise em larga escala da estabilidade estrutural destas infraestruturas.

É um sistema que funciona como uma plataforma online desenhada de forma a servir as necessidades de variadas indústrias. Aqui, nomeadamente a gestão de infraestruturas de transporte (rodovia e ferrovia), energia ou mineração.

Prémios e louvores para as vencedoras do Altice IoT Challenge 2022

Nesta 7.ª edição foi ainda atribuído um prémio honorário à solução 5G Stream Live, uma solução 5G de aquisição instantânea de imagem e dados técnicos de viaturas.

Assim, possibilitando, entre outros cenários, a atuação remota e automática em tempo real em caso de emergência. Este projeto é liderado pela KRS (Kevin Reimann Saraiva Team).

Nuno Nunes, CSO B2B da Altice Portugal, realça a importância deste projeto

"O IoT Challenge tem ganho espaço e notoriedade junto do tecido empresarial uma vez que se trata de uma oportunidade de criar soluções inovadoras que tenham impacto no dia de amanhã."

"Quando criámos esta competição estávamos cientes que iriamos agregar e identificar os melhores profissionais da área de IoT, as ideias mais disruptivas e incentivar a recuperação económica e a transformação digital do nosso país".

"São já 7 anos de história, que se traduzem na liderança de produtos e soluções que melhoram a vida das pessoas e das empresas.»

Para além da oferta de três Samsung Galaxy Tab S8 128 GB 5G, as três equipas vencedoras poderão ainda ver a sua solução IoT integrada no portfólio de Produtos & Serviços Altice Empresas.

Nas suas sete edições, o IoT Challenge já impactou cerca de 220 participantes, 80 empresas e consagrou 24 vencedores, que contribuíram para reforçar o mercado português de soluções Internet of Things.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.