ALERTA Xiaomi: não atualizem o smartphone Mi A3 com Android 11

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O smartphone Xiaomi Mi A3 começou a receber a atualização para a mais recente versão do sistema operativo da Google, o Android 11, mas os primeiros relatos de utilizadores apontam falhas catastróficas. Após a atualização o smartphone "morre". Não atualizem!

Através das redes sociais, principalmente o Twitter, mas também o Facebook e canais oficiais da Xiaomi, vemos já um acumular de queixas perante smartphones que deixam de funcionar. Note-se que esta é uma atualização oficial de firmware (software de sistema).

Não atualizem o Xiaomi Mi A3 para o Android 11

A atualização de firmware pesa cerca de 1,4 GB - espaço necessário para a mesma, sendo uma atualização geral do sistema. Para todos os efeitos, traz melhorias no sistema de notificações e respetiva aba, as bolhas de conversação, melhor gestão do sistema de permissões e alertas de privacidade do utilizador, bem como uma otimização geral do desempenho e funcionamento.

Há ainda um novo "Modo Não perturbe" com mais opções de personalização para o utilizador, além da otimização do consumo energético e mais opções nas Definições. Há boas melhorias no Android 11 da Google, mas não com este pacote de firmware.

Isto é, apesar de as novidades serem tentadoras e este smartphone Xiaomi ter esperado bastante para delas usufruir, aconselhamos os leitores a esperar um pouco mais. São já vários os relatos que apontam falhas muito graves após instalar este firmware.

O Android 11 tem várias novidades para o Mi A3, mas para já é melhor esperar

Acima podemos ver o changelog oficial da Google, bem como o rol de melhorias e novidades para o smartphone em questão. Infelizmente este update está inquinado de falhas graves que estão a "matar" algumas unidades do dispositivo móvel.

O "erro" fatal dá-se após a reinicialização que sucede à instalação normal do novo software de sistema. As queixas são similares e apontam que após esta mesma atualização e habitual reinicialização, o smartphone deixa de responder. Não apresentando sequer sinais de vida quando ligado à corrente para carregar. O alerta foi dado nesta manhã de vésperas de ano novo.

A atualização está a ser distribuída via OTA (over the air) pelo que os utilizadores em Portugal e no resto do Mundo estarão prestes a receber a notificação de update disponível. Assim que esta chegar, aconselhamos a esperar alguns dias, ou ignorar a mesma.

A atualização para Android 11 está em curso via OTA

Apesar de nem todas as unidades serem afetadas, perante a gravidade da falha aconselhamos os utilizadores a esperar alguns dias até que chegue o pacote com correções. Aliás, surgem também outros relatos que apontam falhas no funcionamento do Dual-SIM, entre outras instabilidades no correto funcionamento do Xiaomi Mi A3.

Relembramos que durante a atualização para o Android 10, o Xiaomi Mi A3 viu a sua distribuição suspensa em três instâncias. Só à quarta tentativa é que o dispositivo receberia uma versão estável que não apresentava problemas para os utilizadores.

Perante tal histórico, voltamos a aconselhar os leitores a aguardar pelo menos alguns dias antes de instalar o Android 11.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi lança novo rato sem fios com um preço irresistível
  • Xiaomi Mi Casual Daypack: mochila versátil a preço irresistível
  • Xiaomi Mi Watch Lite: já podes comprar este smartwatch barato e bom!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.