AirPods Pro de primeira geração recebem recurso há muito desejado

Mónica Marques
Comentar

Os AirPods Pro de primeira geração foram o primeiro modelo Apple a apresentar tecnologia de cancelamento ativo de ruído.

Mas nem a chegada da segunda geração dos auriculares, vai acabar com a “vida útil” deste modelo. Tudo porque o iOS 16 está a integrar um novo recurso há muito desejado: a tecnologia de transparência adaptativa.

AirPods Pro de primeira geração ganham tecnologia de transparência adaptativa

Auscultadores AirPods Pro primeira geração
A versão beta do iOS 16.1 está a acrescentar um novo recurso aos auscultadores AirPods Pro de primeira geração Crédito@Apple

Na altura do seu lançamento, os AirPods Pro de primeira geração foram os primeiros auscultadores da Apple a integrar tecnologia de cancelamento ativo de ruído. Tal significa que o modelo elimina os ruídos ambientais para proporcionar uma experiência de áudio totalmente imersiva.

Mas, por vezes, essa experiência pode ser demasiado imersiva, sobretudo se o utilizador estiver em movimento na rua. Nesta situação específica e se tiver ativado a referida tecnologia, o utilizador não vai conseguir ouvir as pessoas e os carros à sua volta. E estes últimos podem representar um perigo grave.

Os novos AirPods Pro de segunda geração não só contam com a tecnologia de cancelamento ativo de ruído como também com a tecnologia de transparência adaptativa. Esta permite que alguns barulhos de fundo, nomeadamente carros a apitar e sirenes, sejam ouvidos pelo utilizador, não deixando que este fique totalmente alheio ao que se passa à sua volta. A utilidade deste recurso é importante e totalmente palpável.

É, por outro lado, também um ótimo argumento de venda. Tanto é que os AirPods de primeira geração estão a ganhar esta funcionalidade. Pelo menos, é o que está a ser divulgado por alguns utilizadores que já fizeram a instalação da versão beta iOS 16.1, e com a qual surge a opção de transparência adaptativa na primeira geração dos auscultadores Apple.

Modo de transparência adaptativa e bateria melhores nos AirPods Pro de segunda geração

Com a adição desta funcionalidade, muitos utilizadores estão agora a questionar-se se vale a pena comprarem o novo modelo de segunda geração dos auscultadores. A pergunta é legítima, claro, mas a Apple costuma pensar nestas coisas.

Assim, uma vez que a tecnologia de transparência adaptativa é nativa nos AirPods Pro de 2º geração, este recurso tem um funcionamento melhor nestes auriculares do que no modelo de primeira geração.

Mas existem mais dois argumentos a favor dos auscultadores mais recentes. O primeiro é a integração do novo chip H2 e o segundo é a autonomia de bateria que, neste tipo de equipamento, é uma questão crucial.

A nova e mais recente geração dos AirPods Pro fornece cerca de 25% mais autonomia que o modelo anterior. Com a base de carregamento MagSafe, o modelo oferece de até 30 horas de reprodução de música e de até 24 horas de conversação antes de ser necessário um novo carregamento.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. Email:monicamarques@4gnews.pt