Ainda usas Android Jelly Bean? A Google pede que pares

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O ano era 2012, e versões de Android com nomes de doces eram a ‘cena’ da Google. Esse foi o ano em foi apresentada a versão 4.1, denominada Jelly Bean, que viria a ter este nome até à versão 4.3.1 do sistema operativo mobile.

Google deixa de atualizar os seus serviços no Android Jelly Bean a partir de agosto

Se és um dos corajosos que resistiu e ainda usa um smartphone ou tablet, está mesmo na altura de trocar de equipamento. É que a Google revelou esta semana que vai descontinuar as atualizações dos serviços Google Play para equipamentos com esta versão.

Isto não significa que o teu equipamento com a versão Jelly Bean do Android vai deixar de funcionar. No entanto, poderás passar a ter problemas de compatibilidade com várias aplicações e existirão riscos ao nível da segurança.

Como anunciado nesta página oficial do Android Developers, em agosto será lançada a versão 21.30.99 dos serviços Google para esta versão. E será aí que o Android 4.1, 4.2 e 4.3 receberá a última atualização de serviços.

android jelly bean

Menos de 1% dos utilizadores Android estão no Jelly Bean

Tal como refere o Android Authority, são menos de 1% dos utilizadores Android que ainda usam a versão Jelly Bean. Isto significa que poucos serão afeitados, mas se és um deles, pondera dar o ‘salto’ para algo mais atual e seguro.

Pessoalmente, ainda tenho um smartphone com Android Jelly Bean a funcionar cá em casa. Mas é apenas ligado ocasionalmente, e será usado apenas em caso de urgência. Até porque há muito que apps como o YouTube deixaram de receber atualizações e não funcionam.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.