Agora foi a vez da Altice! Operadora sofre ataque informático

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Altice Portugal foi vítima de um ataque informático, conforme relatado hoje. A empresa, proprietária da operadora de telecounicações MEO, não partilhou detalhes técnicos sobre o ataque, indicando apenas que o mesmo não teve impacto relevante nos serviços.

A verdade é que este não é o primeiro ataque sofrido pela empresa. A Altice afirma que esta situação tem sido recorrente, mas que felizmente não causa impacto no fornecimento de serviços domésticos aos clientes da MEO. A situação já foi entretanto comunicada às entidades competentes.

Ainda a semana passada, a EDP relatou ter sofrido um ataque informático à sua rede corporativa. A fornecedora de energia afirmou que o ataque não teve impacto no seu funcionamento, tendo apenas que fazer pequenas adaptações.

Altice cita COVID-19 como causa para aumento de ataques informáticos

Com as medidas de quarentena, temos um maior tráfego online onde as pessoas passam cada vez mais tempo "coladas" aos telemóveis e computadores. Desta forma, a Altice afirma que este aumento de utilização aumenta o risco de propagação de malwares ou mensagens fraudulentas.

A informação é corroborada pelo Centro Nacional de Cibersegurança e várias empresas de segurança informático pelo mundo. Com a adoção dos sistemas digitais, há mais oportunidades para que criminosos possam proliferar na internet e estes ataques são um exemplo disso.

Adicionalmente, com a situação do COVID-19, temos os e-mails, sites e mensagens a circular com informações falsas ou fraudulentas. Utilizadores mais ingénuos que abram links podem ter os seus equipamentos infetados, levando a roubo de dados pessoais ou mesmo financeiros.

Editores 4gnews recomendam:

  • Novos Samsung e Xiaomi recebem suporte para Netflix em HD e HDR: Vê a lista completa
  • Instagram Stories vão ajudar a encomendar comida durante a quarentena!
  • TikTok melhora os controlos parentais para menores! Conhece os detalhes
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.