Afetado pela falha nos serviços da Google? Descobre o que aconteceu!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

No passado domingo, diversos serviços da Google deixaram de funcionar corretamente, deixando milhões de utilizadores sem saber o que fazer. Entre os serviços mais afetados, esteve o Gmail, YouTube, Drive e o Analytics. Além dos seus serviços, também aplicações de terceiros acabaram por ser afetadas, tal como o Discord e o iCloud.

Assim que os primeiros problemas surgiram, foi possível ver um pico enorme no número de relatos no site DownDetector. Num espaço de curtos minutos, dezenas de queixas transformaram-se em largas centenas. A partir desse momento, não restaram dúvidas de que algo mais sério aconteceu com os serviços da Google.

O que levou à falha em tantos serviços e aplicações

Pouco tempo depois dos problemas começarem, a empresa afirmou que a causa seria um grande “congestionamento de rede”, não revelando as possíveis causas.

Agora, foi publicada uma explicação oficial para o acontecimento. Foi realmente um congestionamento de rede que levou à quebra nos serviços, mas a fonte do problema veio diretamente da Google.

No domingo estavam agendadas algumas alterações no pequeno número de servidores de uma determinada região. Por falha 'humana', acabou por ser aplicada a uma grande quantidade de servidores espalhados por várias regiões.

As configurações aplicadas tinham como objetivo limitar a capacidade de rede dos servidores, causando assim o inevitável congestionamento. Como resultado desta engano, foram vários os serviços da Google que ficaram indisponíveis durante largas horas.

A Google afirma que levou apenas alguns segundos para identificar o problema. No entanto, a sua resolução acabou por demorar muito mais tempo do que seria esperado.

Próximo passo será garantir que esta situação não se repete

Como seria de esperar, depois de uma falha técnica deixar vários milhões de utilizadores sem acesso aos seus serviços, o importante é garantir que não voltará a acontecer. Todos os serviços já estão de volta ao seu funcionamento habitual, e agora a equipa de engenheiros da Google estão a analisar todos os fatores que levaram a este incidente.

Desta forma, esperam conseguir colocar em prática, medidas preventivas, para que uma situação idêntica possa ser evitada no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

  • O que se passa? Gmail, Drive e outros serviços da Google estão com problemas!
  • Google Stadia: serviço 'cloud gaming' terá detalhes revelados ainda esta semana
  • Surface com dois ecrãs está a ser preparado pela Microsoft
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.