Acordo secreto entre Google e Spotify para contornar taxas da Play Store

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Google terá feito um acordo secreto com o Spotify para que esta plataforma de streaming contornasse as taxas da Play Store.

A gigante de pesquisa terá favorecido a plataforma de música e os pormenores do acordo foram agora revelados.

Google foi “generosa” com o Spotify isentando a plataforma de taxas

imagem do spotify no ecrã de um smartphone
A Google terá beneficiado o Spotify na Play Store Crédito@PhotoMix/Pixabay

A batalha da Epic Games contra as taxas cobradas nas lojas de aplicações Google Play e App Store tem feito algumas revelações inesperadas. Agora foi conhecido o acordo secreto entre Google e Spotify que se carateriza pela sua generosidade.

Os pormenores foram revelados por Don Harrison, responsável pelas parcerias internacionais da Google que revelou que todos os pagamentos de assinaturas efetuados através do método de pagamento do próprio Spotify, ficaram isentos do pagamento de taxas à Google.

Já as assinaturas pagas ao Spotify com o método da Google, obrigou a plataforma de música a pagar uma comissão de apenas 4%. Nas palavras de Don Harrison este é um “acordo generoso” para a conhecida plataforma.

Recorde-se que tanto a Play Store da Google como a App Store da Apple cobram comissões pelos pagamentos de assinaturas de apps de terceiros, disponíveis nas suas lojas de aplicações, seja através de métodos de pagamento da própria app ou através de pagamentos feitos pelas lojas de aplicações. Por vezes, estas comissões atingem valores elevados entre os 15% e 30%.

A razão por trás da “generosidade” da Google

No entanto, segundo Don Harrison, esta generosidade da Google fica a dever-se a um forte motivo. A popularidade do Spotify na Play Store registou um nível sem precedentes e era crucial para a Google que a plataforma continuasse a funcionar bem, dentro do ecossistema Android.

Para ter esta garantia, a Google preferiu conceder privilégios ao Spotify do que correr o risco de a plataforma abandonar o universo Android.

E a Google tinha razões para recear uma atitude mais drástica por parte do Spotify. Recorde-se que, há alguns meses, a plataforma decidiu deixar de aceitar pagamentos através da App Store, exatamente para deixar de pagar comissões à Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt