A Sony está a desenvolver um relógio com pulseira inteligente em parceria com a Citizen, o Wena Wrist

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Desde o início do ano que a Sony tem estimulado a criatividade dos seus funcionários, incitando-os a apresentar e desenvolver as suas ideias e projectos através de uma plataforma de crowdfunding, a First Flight (fonte) e os resultados têm sido criativos, eis um relógio semi-inteligente ou melhor, com uma pulseira inteligente, o Wena Wrist.

Graças a esta plataforma de crowdfunding já surgiram ideias como um smartwatch com ecrã e-paper, um controlo remoto inteligente e variados formatos e feitios para novos smartwatch's, entre outros dispositivos móveis. No entanto, o mais recente projecto a nascer desta plataforma parece ter muito mais potencial, chama-se Wena Wrist e é um relógio convencional com uma pulseira inteligente.

Em primeiro lugar, Wena é um acrónimo de "wear electronics naturally" e este Wena Wrist integra todos os componentes electrónicos na sua pulseira, desde o sensor NFC, Led de notificações, motor de vibração, sensores de acompanhamento fitness, como o de ritmo cardíaco, e claro resistência à água até 30 metros de profundidade.

Para que este Wena Wrist se torne uma realidade, a Sony pediu ajudar à reputada construtora de relógios japonesa Citizen para que construísse um relógio convencional com algum espaço extra na sua pulseira que, neste Wena Wrist, utiliza o padrão de 22mm de largura, portanto será possível utilizar qualquer tipo de pulseira convencional neste relógio "semi-inteligente", "semi" porque a parte inteligente não está propriamente no relógio mas sim na pulseira, entenda-se!

Algo que eu considero genial é a possibilidade de trocar-mos a pulseira inteligente original, a Wena Wrist propriamente dita, quando esta estiver a ficar ultrapassada e a sua tecnologia obsoleta, podemos simplesmente colocar uma bracelete ou pulseira convencional, sem ter que inutilizar ou desperdiçar um relógio mecânico perfeitamente funcional.

Em termos de preços, este Wena Wrist estará disponível em dois modelos, o mais barato será o Wena Wrist Three Hands que custará 287$ e o mais caro será o Chronograph a 576$. Este dispositivo só será compatível com smartphones iOS 8 ou superior, pelo menos para já.

A autonomia deste Wena Wrist será suficiente para uma semana no modelo Three Hands e de 3 a 5 anos no modelo Chronograph. A Sony está a tentar angariar perto de 83 000 dólares para colocar este inovador relógio em produção e planeia começar a enviar os equipamentos para os respectivos donos a partir de Março de 2016.

Talvez queiras ver:

  • Nova foto do Sony Xperia Z5 e informações sobre os 3 novos smartphones de topo da marca UPDATE
  • Novas imagens do LG Nexus 5 mostram uma grande câmara e sensor impressões digitais
  • Huawei Watch chegará em Setembro por 350€ e compatibilidade com iPhone
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.