
A Tesla, por intermédio de Elon Musk, confirmou oficialmente que já está a preparar o lançamento do modelo mais barato de sempre. Sabe-se que será uma versão mais acessível do Model Y e tem estreia prevista para o quarto trimestre de 2025.
Esta nova variante foi identificada internamente como projeto E41. Para baixar o preço final em 20%, a Tesla terá de abdicar de várias funcionalidades presentes no atual Model Y Juniper. Embora ainda não tenham sido avançados valores, a expectativa é que ronde os 30/35 mil euros.
Imagens captadas recentemente nas imediações da Gigafactory de Xangai – e divulgadas no X (antigo Twitter) por DriveGreenLiveGreen – mostram um Model Y camuflado, sem vários elementos que distinguem a versão atualizada Juniper.
Como vai ser o Model Y mais barato?

Entre os cortes identificados estão a ausência do teto de vidro, dos bancos ventilados, do ecrã traseiro, da faixa LED frontal e até dos refletores traseiros, que costumavam projetar luz vermelha no chão.
No interior, a Tesla optou por uma abordagem minimalista. O novo Model Y deverá abdicar dos tradicionais porta-copos, altifalantes nos pilares A e até ganchos para roupa. O revestimento mantém-se em couro vegan, com alguns detalhes em tecido, mas sem os luxos das versões mais equipadas. Por outro lado, a consola central foi redesenhada para simplificar ainda mais o habitáculo.
Ao contrário do que chegou a ser sugerido por Elon Musk no passado, quando mencionou que o modelo acessível seria menor, tal não vai acontecer. Estas imagens mostram que mantém as mesmas dimensões do modelo atual, o que indica que a Tesla pretende usar a mesma estrutura e linhas de montagem, evitando os custos associados a uma nova carroçaria.