Em abril, a Play Store começou a permitir que os utilizadores de telemóveis Android descarregassem até duas novas aplicações de cada vez.
Há alguns dias, a Google aumentou este limite para três e aplicou-o às atualizações de aplicações. Assim, quer o utilizador esteja a instalar novas aplicações ou a atualizar as existentes, a Google Play Store suporta agora até três transferências em simultâneo.
Este limite poderá aumentar ainda mais, uma vez que a empresa está a permitir que um pequeno grupo de utilizadores descarregue até quatro aplicações em simultâneo.
Acabou a espera pelo download de múltiplas apps
De acordo com o GSMArena, a Google estará a testar um novo limite para downloads simultâneos de aplicações com um pequeno grupo de utilizadores da Play Store. O relatório afirma que, em vez de três, os dispositivos habilitados podem descarregar ou atualizar até quatro aplicações ao mesmo tempo. Isto deverá acelerar muito o processo quando os utilizadores configuram um novo dispositivo ou vão buscar aplicações em massa para o seu Android.
Ainda assim, a fonte observa que não foi capaz de replicar este comportamento em todos os seus dispositivos. Isso indica que a mudança ainda está em testes limitados e não foi implementada para todos os utilizadores. Para referência, conseguiu que os quatro downloads simultâneos de aplicações funcionassem num iQOO Z9s Pro baseado na Índia com a versão 42.4.22-31[0][PR]663941805 da Google Play Store.
Se estiver a utilizar a versão da Play Store acima mencionada e não detetar esta alteração, é provável que não faça parte do teste limitado. Por enquanto, ainda não está claro se o Google vai aumentar ainda mais o limite de downloads simultâneos de aplicativos para todos os usuários ou se vai abandonar seus planos e ficar com apenas três.