A BMW acredita que as caixas manuais estão a chegar ao fim! Descobre porquê

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

Frank Weber, membro da direção da BMW, proferiu as palavras que todos os amantes de automóveis do planeta não queriam ouvir, quando afirmou que as caixas de velocidades manuais estão em vias de extinção. Weber disse que é apenas "uma questão de tempo" até que as transmissões manuais desapareçam completamente.

Porque é que as caixas manuais estão a desaparecer?

BMW interior Manual
Crédito: BMW

Em 2024, ainda há automóveis que oferecem uma opção de caixa de velocidades manual e as pessoas ainda os querem, principalmente no que toca a fabricantes de topo de gama.

O problema, mais uma vez, está associado ao custo de produção e ao retorno monetário.

Weber afirmou que as vendas de modelos manuais estão a diminuir de ano para ano e que, por isso, os custos de desenvolvimento para os fabricantes de automóveis muitas vezes já não se justificam.

Para além disso, os carros elétricos, que cada vez mais ganham espaço no mercado, não precisam de uma caixa de velocidades, visto que não há necessidade de sequer ter mudanças.

Alguns fabricantes de automóveis fabricam as suas próprias transmissões, enquanto muitos outros recorrem a empresas terceiras. O grande problema é que mesmo estas empresas fabricantes de caixas de velocidades já reconheceram que isto está a acontecer, estando gradualmente a fazer a transição para outras tecnologias.

A diferença de procura nos diferentes países

BMW LEather M Shiftknob
Crédito: BMW

O debate aceso entre transmissões manuais e automáticas é um dos melhores exemplos de como países diferentes e, por consequência, mercados diferentes, por vezes, procuram necessidades completamente diferentes.

Especialmente na Europa e em alguns países, um grande número de automóveis ainda é vendido com uma transmissão manual. Ainda assim, a BMW acredita que a transição está em curso, apenas de uma forma mais lenta.

Em 2024, as transmissões manuais ainda representam 20 a 30% das vendas em países como a Itália.

Nos Estados Unidos, por exemplo, as caixas de velocidades manuais já são tão raras que se tornaram, acidentalmente, um sistema antirroubo eficaz, como já vimos acontecer recentemente.

Em mais do que uma ocasião, lemos histórias de ladrões que desistiram e fugiram do local sem roubar o carro, como pretendiam, porque não sabiam conduzir uma caixa manual.

A conclusão é que, se quiseres comprar um carro manual, é melhor começares já a procurar, porque irá tornar-se progressivamente mais raros de encontrar.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.