A aplicação Google Notícias precisa de melhorar urgentemente!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Há pessoas que passam o tempo no Facebook. Pessoalmente passo o meu tempo no Google Notícias. A aplicação tem vindo a melhorar, porém, nos últimos tempos tem deixado a desejar. Pelo menos no que toca ao meu feed de notícias.

Gosto de ser crítico das aplicações que uso. Sendo o Google Notícias é uma App que está constantemente a ser aberta no meu telemóvel, acredito que há muito por onde melhorar. Assim sendo ficam aqui alguns dos pontos na minha insatisfação.

Notificações do Google Notícias são simplesmente péssimas

Se o feed das notícias está adequado ao meu interesse porque é que as notificações não estão? Ainda ontem foram as eleições do Vitória Sport Clube e a aplicação sabe que abro todas as santas notícias que tem do meu clube. Então como explicam a ausência da notificação de quem ganhou as eleições?

Em vez disso, recebo uma notificação a dizer que a "Jessica Athayde falhou a festa de Verão da TVI". Desculpem a ignorância mas eu nem sabia quem era a Jessica Athayde sem antes procurar no Google a fotografia dela.

Nunca, em todas as notícias que me aparece no feed do Google Notícias, abri uma notícia sobre o "get7" português. Aliás, cheguei mesmo a bloquear algumas entidades jornalísticas por me mostrar a vida dos famosos que simplesmente não quero saber!

Artigos pagos (premium) no Google Notícias não tem lógica

Se quisesse pagar para ler as notícias de determinado website, tinha-o feito. Já perdi a conta das vezes que vejo notícias do Expresso, por exemplo, que me obriga a introduzir um código do jornal (físico) para ler a notícia.

Não estou contra a remuneração dos websites em questão, muito pelo contrário, simplesmente não me mostrem notícias no feed que terei de pagar para as ver!

Os carrosséis de imagens sem informação são outra preocupação

A equipa do Google Notícias devia mesmo estar atenta a quem mete lá dentro. Há websites que simplesmente não constroem o website de forma a que os artigos sejam lidos. O jornal Record é exemplo disso. Outra situação que perdi a conta das vezes que abro uma notícia para me deparar com um carrossel de fotografias sem legenda e sem texto. Só fotos. Mas que que lógica é essa? Nem há forma de enviar uma "denúncia de erro" para a plataforma.

Mais uma vez, não condeno a forma como o artigo é feito. Condeno sim (e muito) a inserção de artigos impossíveis de ler numa aplicação que é destinada a notícias.

Em suma, começo a ficar cansado da aplicação e da falta de soluções. Certamente por isso começo a utilizar mais recorrentemente o Feedly ou a ir diretamente aos websites que me identifico.

Editores 4gnews recomendam:

  • O novo plano de Harvard para os humanos viverem em Marte
  • Mensagens Android terá um design ligeiramente diferente com o Android Q
  • Xiaomi Mi Mix 4 já tem previsões de lançamento e as notícias não são boas
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.