Chromecst

O original Chromecast foi-nos apresentado há dois anos, juntamente com a segunda versão do Nexus 7. Para quem não sabe, o Chromecast é, no exterior, parecido a uma pen, liga-se a qualquer televisão por HDMI, para transferir imagem e som, e por USB para obter energia e basicamente é a maneira mais simples de conectar uma televisão à Internet, se esta ainda não possui essa função. A partir do nosso smartphone, Android ou iOS, ou PC podemos, por exemplo, mandar passar um vídeo do Youtube na TV. O Chromecast está à venda na Google Store por 35€ algo que, comparado com o preço da Apple TV, por exemplo, ou até de uma nova televisão, é bastante barato.

   

Eu pessoalmente utilizo o Chromecast na minha televisão e digo-vos que é a maneira mais fácil e barata de tornar uma TV, relativamente “velha”, numa SmartTV. Utilizo-o maioritariamente para ver vídeos do Youtube, mas as funcionalidades são muito mais abrangentes e há uma certa variedade de aplicações no Google Play para o Chromecast. Uma funcionalidade características do Chromecast, é a possibilidade de espelhar o ecrã do smartphone ou tablet para a televisão, algo que não é possível numa simples SmartTV.

Na maior parte das vezes, transmitir vídeos para a televisão a partir da aplicação do Youtube do nosso smartphone é uma tarefa simples e rápida e até beneficiamos do facto de podermos criar muito rapidamente uma lista de reprodução, a que a Google chama Fila da TV, podemos ver vários vídeos de seguida sem complicações e ainda ficamos com o smartphone livre para fazer outras coisas mas algumas vezes a aplicação “trava” e demora um pouco a começar os vídeos, algo que parece melhorar quando a aplicação do Youtube ou até o mesmo o Chromecast são atualizados.Chromecast 2

Depois de dois anos de existência, a Google vai continuar o Chromecast e supostamente pretende lançar uma nova versão a 29 de Setembro, no mesmo evento onde vão ser lançados os novos smartphone Nexus. De acordo com as fotografias divulgadas, o novo Chromecast vai ter direito a um desgin renovado e vai estar disponível em três cores amarelo, preto e vermelho.

Apesar da pouca qualidade das fotografias, o Chromecast 2, ao contrário da primeira versão, parece ligar à televisão apenas a partir de um conetor USB e não HDMI e também tem um corpo relativamente maior. Todavia, as mudanças não são apenas cosméticas e, de acordo com outros documentos divulgados, o Chromecast 2 vai suportar uma melhor ligação por Wi-Fi, 802.11ac provavelmente, e um novo software com mais funcionalidades. Fala-se, por exemplo, na possibilidade de ver feeds de redes sociais na página inicial, página tal que no atual Chromecast apenas nos mostra as horas e umas imagens de fundo, e também no “Fast Play”, que vai permitir transmitir vídeos mais rapidamente.

Chromecast audio

Para além da nova versão com software melhorado, parece que a Google está a pensar lançar outro dispositivo, com a mesma filosofia do Chromecast mas agora para áudio, o Chromecast Audio. O Audio liga-se, via AUX, a qualquer sistema de som enquanto está também ligado à Internet, possibilitando a transmissão de músicas para qualquer sistema de som, que também não tenha ligação à Internet. Esta questão remete-nos também para a suspeita de a Google e o Spotify esteram a trabalhar juntos para trazer serviço para o Chromecast e uma ligação a um bom sistema de som irá, de certeza, melhorar essa experiência, se realmente tal acontecer.

Infelizmente não temos a certeza se Chromecast 2 e o Chromecast Audio se tratam realmente de dispositivos diferentes, podendo apenas o Audio tratar-se de uma nova funcionalidade desta 2ª geração do Chromecast. Seja como for, espera-se que o Chromecast 2 seja apresentado no evento da Google a 29 de Setembro, onde vão ser também apresentados os novos Nexus, supostamente vai custar o mesmo que o seu antecessor e vai estar disponível inicialmente em 10 países.

Talvez queiras ver:

Membro do 4GNews há já 1 ano e estudante no 12º ano. Se bem me lembro , comecei a interessar-me por smartphones e outras coisas desde o momento que consegui perceber do que realmente se tratavam! Tive imensa sorte e encontrei este site, mandei um email e aqui estou a escrever para a 4GNews - um site originalmente PORTUGUÊS.