São cerca de 747 milhões de europeus a utilizar a Internet em 2021 segundo as estimativas da Internet World Stats. Dito isto, estamos perante 89,2% da população da Europa. Ou seja, temos uma percentagem elevada em comparação com o resto do mundo, onde apenas cerca de 68% está online por Wi-Fi, ou cabo.
Todavia a qualidade da rede doméstica dentro das suas próprias quatro paredes nem sempre é a ideal. Portanto, se quiserem fazer stream dos melhores momentos das séries sem falhas, descarregar rapidamente as últimas atualizações dos jogos ou simplesmente ler rapidamente as notícias na Internet, precisa de uma rede Wi-Fi estável e rápida.
Felizmente, com cinco dicas fáceis, podemos ter uma melhor Internet na nossa casa.
1.ª Dica: Rápida verificação do Wi-Fi
Os utilizadores da Internet apercebem-se muito rapidamente se a cobertura Wi-Fi é boa ou má. No entanto, fazer uma breve análise da sua situação é um primeiro passo valioso.
Estão disponíveis ferramentas de análise úteis para o ajudar nos seus esforços. Os especialistas recomendam frequentemente o Ookla Speedtest. É a solução mais popular e realmente cumpre o que promete.
Aqui, com o apoio desta aplicação, pode verificar facilmente as velocidades Wi-Fi com o seu smartphone ou tablet em todas as divisões da sua casa para encontrar os “buracos negros do Wi-Fi”.
2.ª Dica: Posicionamento ideal do router
O Wi-Fi é demasiado lento ou a ligação é interrompida com cada vez mais frequência?
Normalmente, isto deve-se a um problema de alcance, uma vez que muitas casas têm o router algures num canto, atrás de um vaso de flores ou, pior ainda, na cave.
Uma posição central e ligeiramente elevada é ideal para um router, por exemplo, num aparador ou num armário “no meio” de um apartamento. A regra é, o Wi-Fi do router não deve ser bloqueado por outros objetos localizados à frente ou ao lado do router.
O router tem antenas externas? Estas podem estar dispostas em diferentes ângulos. Experimentem diferentes posições da antena até a receção melhorar.
3.ª Dica: O router é demasiado antigo?
Em terceiro lugar, se tiverem que de substituir o router antigo, o novo modelo deve definitivamente suportar Wi-Fi 5 (Wi-Fi ac) ou mesmo Wi-Fi 6 (Wi-Fi ax). Ambas as normas são consideravelmente mais rápidas do que o Wi-Fi 4 (Wi-Fi n).
Além disso, uma parte do Wi-Fi 4, a banda de 2,4 GHz, está extremamente sobrecarregada em muitas grandes áreas urbanas. O Wi-Fi ganha velocidade novamente ao mudar para um modelo de router que suporte a norma Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 6.
4.ª Dica: Repetidores Wi-Fi para curtas distâncias
Importa frisar que obstáculos como paredes ou tetos de betão armado funcionam como um travão para o Wi-Fi. Algo que se torna cada vez mais lento e, no pior dos casos, acaba por parar completamente.
Para os pequenos apartamentos com varanda e para melhorar o desempenho do Wi-Fi num só piso temos por exemplo os repetidores devolo WiFi 6 Repeater 3000 e o devolo WiFi 6 Repeater 5400
5.ª Dica: Para longas distâncias temos a Internet a partir das tomadas elétricas
Em grandes áreas habitacionais um repetidor já não é adequado porque os repetidores também utilizam a rede Wi-Fi para a transmissão de dados entre si. Nestes casos, existe uma solução indicada para longas distâncias Wi-Fi: os adaptadores Powerline.
O truque: estes adaptadores utilizam a própria rede elétrica da casa como se fosse um longo cabo de dados.
A vantagem: as paredes, os tetos de betão armado e até os sistemas de aquecimento por baixo do chão já não constituem um obstáculo, porque se trata de uma solução baseada em cabos.
Os adaptadores Wi-Fi Powerline criam um ponto de acesso rápido em qualquer tomada elétrica. A instalação é fácil: ligue à tomada, aguarde um pouco e comece a navegar. Por fim, os modelos atuais combinam a melhor tecnologia Wi-Fi Mesh com a tecnologia Powerline mais rápida.
Editores 4gnews recomendam: