Há vários elementos cruciais para um telemóvel e a bateria é, sem dúvida, um deles. No caso particular da Samsung, este tende a ser um dos aspetos mais criticados. No entanto, há alguns procedimentos a adotar que ajudam a ter uma melhor vida útil.
Com base nas sugestões da Samsung, eis algumas práticas a ter em conta.
1. Reduzir o brilho
Começando por uma das dicas mais simples, a redução do brilho do ecrã ajuda a que o telemóvel conserve mais bateria. Afinal de contas, o uso prolongado de um smartphone com o brilho no máximo acelera o consumo e exige mais do dispositivo. Para ajustar, o processo é bastante fácil.
- No ecrã inicial, fazer scroll de cima para baixo até ao painel de notificações
- Arrastar o controlo deslizante de brilho para a esquerda
Conforme sugere a Samsung, podes ainda aproveitar para definir o tempo limite de ecrã. Eis o passos a seguir: clicar no ícone de definições na parte superior, clicar em "Meu dispositivo" e escolher a opção "Exibir". Depois disso, só falta ir ao "Tempo Limite do Ecrã" e definir as preferências de tempo.
2. Não deixes a bateria descarregar completamente
Tendencialmente, pensamos que fazer ciclos de bateria dos 0% aos 100% resulta numa melhor autonomia do telemóvel. No entanto, não é bem esse o caso. Como escreve a Samsung, na sua página, "em baterias muito mais antigas, a recomendação era descarregá-las completamente. No entanto, descarregar completamente a bateria de smartphones modernos pode reduzir sua vida útil. É melhor não deixar a bateria ficar abaixo de 20%".
- Ir às Definições do telemóvel
- Clicar em Bateria
- Clicar em Proteção da bateria e ativar o interruptor
Aí, poderás definir o limite máximo até onde carregar. Como podes ler no site da Samsung, "quando a bateria atingir 85% [por exemplo] de carga, verás a mensagem "Carregamento pausado. A proteção da bateria limita a 85%".
3. Guardar o telemóvel em condições ideais de temperatura
Especialmente agora que estamos no verão, é importante ter atenção aos sítios onde guardas o telemóvel. Como explica a marca sul-coreana, deixar o smartphone exposto a muito calor pode interferir negativamente com a vida útil do dispositivo, já para não mencionar problemas de sobreaquecimento.
4. Eliminar o máximo de aplicações (desnecessárias) possíveis
Também ajuda bastante à drenagem da tua bateria o excesso de aplicações. Assim sendo, uma boa medida pode passar por desinstalar certas apps que não dás assim tanto uso no teu dia a dia. Como explica a Samsung: “algumas aplicações podem executar processos em segundo plano que esgotam a tua bateria”.
Ou seja, mesmo não as usando ativamente, estas podem ter interferência na performance do teu telemóvel. Mais uma vez, o processo é bastante simples. Depois de encontrares as apps que facilmente prescindes, apenas precisas de pressionar o ícone da aplicação e arrastá-lo até onde diz "Desinstalar".
5. Ajustar a taxa de atualização
A taxa de atualização do ecrã também pode interferir com o consumo de bateria de um telemóvel. Hoje em dia, grande parte dos smartphones atuais operam a 120 Hz. No entanto, tens sempre a possibilidade de ajustar este valor. Como tal, supondo que tens um telemóvel Samsung, só precisas de fazer o seguinte:
- Ir às Definições
- Clicar em Ecrã
- Clicar em "Suavidade do Movimento" (ou taxa de atualização)
- Escolher entre alta (120 Hz ou 90 Hz) ou standard (60 Hz)