4 smartphones compactos: especificações de topo num tamanho reduzido

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Ainda que os smartphones maiores se tenham generalizado, o segmento de modelos compactos continua a ter muitos adeptos fidelizados.

Estes são quatro smartphones compactos que apresentam um tamanho reduzido, mas estão equipados com especificações premium.

1. iPhone 13 mini

iPhone 13 mini
Crédito@Apple

Apesar de não ser um sucesso de vendas e a Apple não ter disponibilizado um sucessor, o iPhone 13 mini inclui especificações semelhantes ao iPhone 14, mas num tamanho amigo do bolso.

Aos comandos tem o processador A15 Bionic, da Apple, o mesmo que está no iPhone 14, assim como também tem armazenamento de até 512 GB. Só fica atrás na memória RAM, tem 4 GB enquanto o iPhone 14 conta com 6 GB.

Conta também com a mesma configuração de câmara dupla com sensor primário e ultrawide a fornecerem ambos uma resolução de 12 megapixéis.

Para fazer jus ao tamanho compacto, exibe um ecrã Super Retina com 5,4 polegadas e uma resolução de 2340x1080 pixéis.

Está disponível em Portugal por um preço a começar nos 829 euros.

2. Samsung Galaxy S22

Samsung Galaxy S22
Crédito@Samsung

Da série de topo da Samsung, o modelo base S22 é aquele que se enquadra na definição de smartphone compacto com o seu ecrã AMOLED de 6,1 polegadas com uma resolução de 2340x1080 pixéis e uma taxa de atualização de 120 Hz.

Este é, aliás, um dos pontos fortes do modelo visto que fornece uma experiência de visualização com bastante qualidade.

Na Europa, este terminal está equipado com o processador Exynos 2200 que, em relação ao Snapdragon 8 Gen 1 presente nos modelos disponíveis nas restantes regiões do mundo, revela um desempenho mais lento, mas ainda assim bastante fluido e competente.

Para os adeptos de fotografia, o módulo de câmara traseira aloja um sensor primário de 50 megapixéis, um ultrawide de 12 megapixéis e um sensor telefoto com 10 megapixéis de resolução e zoom ótico de 3x.

Está disponível em Portugal a partir dos 699,90 euros.

3. Asus Zenfone 9

Asus zenfone 9
Crédito@Asus

A Asus é mais conhecida pelos seus portáteis, mas faz bons smartphones, como é o caso deste Zenfone 9 que entra na categoria de compactos, graças ao seu ecrã de 5,9 polegadas. O painel AMOLED com resolução Full HD+ apresenta uma taxa de atualização variável entre os 60 e 120 Hz que faz maravilhas pela experiência de visualização.

É pequeno, mas tem especificações de gigantes, nas quais se incluem o processador Snapdragon 8+ Gen 1 emparelhado com 8 GB de memória RAM e ainda uma bateria de 4.300 mAh que, segundo alguns testes divulgados, fornece autonomia para um dia e meio de utilização.

Está à venda em Portugal por um custo a começar nos 829 euros.

4. Samsung Galaxy Z Flip4

Samsung Galaxy Z Flip4
Crédito@Samsung

Acabamos com um smartphone dobrável e nada melhor que o Galaxy Z Flip4 que pesa apenas 187 gramas e dobrado cabe perfeitamente no bolso das calças.

Quando aberto exibe orgulhosamente o ecrã principal de 6,7 polegadas com uma resolução de 2640x1080 pixéis e uma taxa de atualização de 120 Hz. O ecrã secundário, por sua vez, tem 1,9 polegadas e uma resolução de 512x260 pixéis.

No interior aloja o processador Snapdragon 8+ Gen 1 emparelhado com 8 GB de memória RAM e de até 512 GB de capacidade em armazenamento UFS 3.1. Tem também uma bateria maior que o seu antecessor com 3700 mAh que fornece suporte para carregamento rápido de 25 watts.

Está disponível em Portugal por um preço a começar nos 1.149 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt